segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Servidores federais começam 2013 com aumento parcelado

     
Após um ano marcado por muita negociação e até greve, cerca de 1,7 milhão de servidores federais civis e militares vão começar 2013 com aumentos salariais garantidos. Será a primeira das três parcelas que a União prometeu pagar até 2015. Para a maior parte das categorias, o reajuste total será de 15,8%, sendo 5% por ano, repassados nos salários referentes a janeiro ou março, dependendo do setor. Em alguns casos, o vencimento básico não sofrerá alterações, e o aumento incidirá sobre sobre as gratificações de desempenho de cada grupo.


O impasse na votação do Orçamento, porém, ameaça o cumprimento do acordo, que prevê o pagamento a partir de janeiro. O relator-geral do projeto de lei orçamentária, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse que o Congresso voltará a discutir o tema na quarta-feira, 26.


Os cerca de 640 mil militares das Forças Armadas vão levar um pouco mais: 30%, divididos em três anos, até 2015. O percentual, que será sempre repassado no salário relativo a março, acabou ficando abaixo do que foi pedido pelos comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica. Os militares não têm aumento desde 2010.


Nenhum comentário: