sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

ONU lança Retrospectiva 2012


Boletim semanal da ONU Brasil – No 83 – 28/12/2012

Em sua primeira visita oficial a Mianmar, de 3 a 7 de dezembro, a Subsecretária-Geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, fez uma parada em campos de deslocados em Mianmar, mais especificamente no Estado de Rakhine, e viu em primeira mão os projetos desenvolvidos pelos parceiros humanitários na região. Na imagem, dois irmãos no campo de Kyein Ni Pyin, em Pauktaw, Estado de Rakhine, durante a visita de Amos. Foto de 5 de dezembro de 2012. Crédito: ONU/David Ohana.
Em 2012, as Nações Unidas passaram por diversas crises que testaram consistentemente a capacidade da Organização de reagir. Para lembrar alguns destes momentos, o Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU lança nesta quinta-feira (27) a versão em português do vídeo com a retrospectiva do ano.

Assembleia Geral da ONU aprova orçamento para os próximos três anos

A Assembleia Geral. (ONU/Ryan Brown)Além do plano financeiro regular, órgão definiu valores para operações de manutenção da paz de 2013 a 2015. Verba do ano que vem para 33 missões políticas também foi definida.

Projetos do Brasil e Portugal ganham prêmio do ONU-Habitat

Premiada iniciativa de conservação da águaForam reconhecidas práticas que melhoram a qualidade de vida. Iniciativa Conservador das Águas, da Prefeitura de Extrema (MG) está entre as vencedoras.

Brasil é eleito para Comissão de Construção da Paz da ONU

Peru e Malásia também foram escolhidos pela Assembleia Geral. Mandatos iniciam em 1º de janeiro de 2013.

Agência da ONU e parceiros dão início a expansão de projeto sobre direitos da juventude em Salvador

Em parceria com a Coordenação Ecumênica de Serviço (CESE), atividades acontecerão ao longo de 2013 com o objetivo de contribuir na constituição e no fortalecimento de redes de articulação da juventude.Em parceria com a Coordenação Ecumênica de Serviço (CESE), atividades acontecerão ao longo de 2013 com o objetivo de contribuir na constituição e no fortalecimento de redes de articulação da juventude.

Projeto do Banco Mundial beneficia 159 escolas públicas em Pernambuco

Na Escola Maria Gayão, em Araçoiaba, as salas de aula ganharam reforma. O projeto ainda apoiou a construção de uma biblioteca, um laboratório de informática e um refeitório. (Banco Mundial/Mariana Ceratti).Iniciativa ajudou a melhorar os padrões de qualidade da infraestrutura e do ensino. Projeto se concentrou nas escolas com o pior desempenho.

UNICEF e Brasil iniciam pesquisa inédita sobre desastres e infância

Levantamento será usado para elaborar propostas de proteção de crianças e adolescentes antes, durante e depois dos desastres.

ONU dá novo impulso a programa de meio ambiente

Seguindo recomendação da Rio+20, Assembleia Geral autoriza expansão de conselho do PNUMA. Antes com 58 integrantes, órgão agora pode receber adesão dos 193 Estados-Membros.

Brasileiros em missão de paz da ONU promovem ‘Natal de reconciliação’ no Haiti

Militares doaram brinquedos e material educativo para 500 crianças da região de Bel-Air, comunidade que vive na extrema pobreza na capital do país, Porto Príncipe.

Fotógrafo da ONU registra única escola para crianças deficientes em Cité Soleil, Haiti

MINUSTAH/ONU/Logan Abassi, em dezembro de 2012Atualmente a escola, que possui apenas uma sala de aula (foto), ajuda 50 crianças da região – mas os planos de expansão já estão em andamento.

Agência da ONU para direitos humanos publica guia sobre novos mandatos de especialistas independentes

ACNUDHQuais são os novos mecanismos, quem são os novos especialistas independentes, qual é o seu papel e como você pode contatá-los? Saiba acessando esta matéria.

Síria: Enviado da ONU e da Liga Árabe pede ‘mudança real’ e governo de transição com ‘plenos poderes’

Lakhdar Brahimi, Representante Especial Conjunto da ONU e da Liga dos Estados Árabes para a Síria. (ONU/Mark Garten)Plano de ação é baseado no ‘comunicado de Genebra’, que prevê um governo de coalizão entre todas as partes envolvidas no conflito e o monitoramento de um possível cessar-fogo. No sábado (29), o negociador visita a Rússia.

Agência da ONU para refugiados retrata crise humanitária síria

Muito dos deslocados internos na Síria são crianças, como este garoto que agora vive no campo de Talae'e, em Al Hassakeh, região norte da Síria. (ACNUR/B. Diab)Agências humanitárias já registram mais de 500 mil refugiados nos países vizinhos. Número de cidadãos sírios deslocados em seu próprio país é estimado em cerca de 2 milhões de pessoas.

Representante da ONU lamenta fracasso de tratado global sobre comércio de armas em 2012

Embaixador Desra Percaya da Indonésia, Presidente da Primeira Comissão da Assembleia Geral, preside a abertura do debate do Comitê semana de geral. ONU / Eskinder DebebeA maior parte dos 53 projetos de resolução e seis projetos de decisões encaminhados sobre o tema no último trimestre para a Assembleia Geral refletiu o desacordo entre países com arsenais nucleares e Estados que não possuem essas armas.

Missão da ONU na República Democrática do Congo adverte grupo rebelde sobre ataques a helicópteros

Forças de paz da MONUSCO e membros das FARDC em patrulha conjunta em Bunagana, Kivu do Norte, RDC, enquanto um helicóptero da ONU sobrevoa decola. (MONUSCO/Sylvain Liechti)Missão de Estabilização das Nações Unidas na RDC alerta que seu trabalho é exclusivamente em prol da paz e que qualquer ataque contra a Organização constitui um crime de guerra.

Ban Ki-moon pede que atores sociais do Mali concluam roteiro de transição para pôr fim à crise

Uma mulher refugiada malinesa em Mangaize, norte do Níger. Muitos malineses fugiram para países vizinhos por causa da insegurança geral e a situação humanitária no norte do país. (ACNUR/H. Caux)Secretário-Geral da ONU se encontrou com o Ministro de Relações Exteriores. Mais de 412 mil pessoas fugiram da região norte. No total, 5 milhões de pessoas foram afetadas pelo conflito.

Escritório da ONU para Assuntos Humanitários divulga mapa de população deslocada no Mali

Após meses de conflito armado, Conselho de Segurança da ONU autorizou envio de uma Força de Paz liderada pela África para auxiliar na retomada de território ocupado.

Mali: Chefe da UNESCO lamenta destruição de mais mausoléus em Timbuktu

Mesquita Sankore na lendária cidade de Timbuktu, no Mali. (UNESCO/F. Bandarin)Pelo menos 6 mausoléus já foram destruídos desde julho deste ano. Segundo a Organização, Timbuktu era uma capital intelectual e espiritual, bem como um centro de propagação do Islã na África nos séculos 15 e 16.

Secretário-Geral da ONU condena ataques rebeldes na República Centro-Africana

Casa em ruínas e abandonadas no norte da República Centro-Africana. (IRIN/Anthony Morland)Rebeldes tomaram a cidade de Bambari no domingo (23), tendo anteriormente cercado a área em torno de Bria. Eles estariam avançando em direção à capital, Bangui. ONU pede respeito a Acordo de Paz de 2008.

Conselho de Segurança cobra implementação de estratégia contra o Exército de Resistência do Senhor

As ruínas de uma casa incendiada por combatentes do LRA na aldeia de Nguili-Nguili, próxima a Obo Town, na República Central Africaa. Foto: ACNUR / D.MbaioremO grupo rebelde, que ficou conhecido pelo uso de crianças-soldado, atua desde 1980 na região dos Grandes Lagos, na África Central.

Conselho de Segurança da ONU pede investigação sobre caça ilegal de elefantes na África

Chefe da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Silvestres (CITES) saudou apelo do Conselho de Segurança para uma investigação sobre o suposto envolvimento do grupo Exército de Resistência do Senhor (LRA) na caça ilegal de elefantes africanos. Crédito: CITESEm uma declaração presidencial, órgão pediu à ONU e à União Africana que investiguem rede logística do Exército de Resistência do Senhor (LRA) e suas possíveis fontes de financiamento ilícito, incluindo comércio de marfim.

Especialista da ONU faz alerta sobre barcos somalis após última tragédia no Golfo de Áden

Pessoas esperando para embarcar através do Golfo de Áden. (ACNUR/Alixandra Fazzina)55 refugiados somalis e imigrantes naufragaram na última terça-feira (18) na região, no pior episódio do tipo desde fevereiro de 2011.

Tribunal Penal Internacional para Ruanda condena ex-ministro a 35 anos de prisão

Na foto, o Procurador-Geral do Tribunal Penal Internacional para Ruanda, Hassan Bubacar Jallow. (Crédito: UN Photo/Devra Berkowitz)II Câmara de Julgamento considerou que Augustin Ngirabatware incitou diretamente e publicamente o assassinato de pessoas da etnia tutsi em fevereiro de 1994.

Nenhum comentário: