terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Início de inverno rigoroso mata 123 pessoas na Rússia


Uma intensa onda de frio na Rússia matou 123 pessoas na Rússia nos últimos 10 dias, informou uma autoridade esta terça-feira, enquanto as primeiras geadas desafiam as autoridades em um país acostumado a invernos rigorosos.
As temperaturas despencaram até 30ºC negativos na região de Moscou e a menos 60ºC no leste da Sibéria.
"Desde a chegada das baixas temperaturas, 123 pessoas morreram devido à exposição e a ulcerações causadas pelo frio", explicou uma fonte médica citada pela agência de notícias Interfax.
Outras 833 pessoas tiveram que ser hospitalizadas com hipotermia e ulcerações, incluindo 123 nas últimas 24 horas, das quais 14 eram crianças, acrescentou a fonte.
Desde o início da onda de frio, 1.745 pessoas foram afetadas.
Informes da TV estatal se concentraram na cidade de Khovu Aksy, em Tyva, uma das regiões mais pobres da Rússia, no sul da Sibéria. Lá foi declarado estado de emergência depois da pane em uma estação elétrica enquanto as temperaturas chegaram a 40 graus negativos, afetando 4.000 moradores.
Com os reparos no local afetados pelas temperaturas abaixo de zero, alguns moradores encontraram abrigo em escolas equipadas com sistemas de aquecimento de emergência.
"Não há nada, nem mesmo água, para derreter a neve e a temperatura em casa é negativa", declarou um morador ao canal de TV Vesti-24.
Alguns moradores, inclusive crianças, tiveram que ser resgatadas de helicóptero para o centro regional de Kyzyl, acrescentou a reportagem.
As temperaturas têm estado 12 graus Celsius abaixo do normal para esta época na Rússia, onde o frio mais rigoroso só costuma vir em janeiro e fevereiro.
Na região de Moscou, a segunda-feira bateu o recorde absoluto de consumo de eletricidade, informou o operador russo esta terça, culpando o frio incomum.
Mas o serviço meteorológico russo prevê uma elevação drástica das temperaturas em algumas regiões europeias da Rússia no final desta semana, quando os termômetros em Moscou devem registrar 0 grau.
O ministro de emergências alertou, no entanto, que esta elevação da temperatura deve vir acompanhada de fortes ventos e chuva congelada que podem afetar as comunicações e tornar o tráfego mais lento.
 

Nenhum comentário: