domingo, 9 de dezembro de 2012

Após fechar por ordem do tráfico, comércio reabre no Alemão neste domingo - Rio de Janeiro


comercio
Na rua Joaquim de Queiróz, um dos principais acessos ao Alemão, comércio abriu as portas




Após passar toda a manhã e tarde de sábado (8) fechado por ordem do tráfico de drogas, o comércio funcionou normalmente no Complexo do Alemão, neste domingo (8). Alguns estabelecimentos permaneceram fechados porque não costumam abrir aos domingos, mas principalmente bares e padarias abriram as portas e tiveram movimento normal.
A Coordenadoria de Polícia Pacificadora informou que os comerciantes já haviam voltado ao trabalho na noite de sábado e que o reforço no policiamento, com PMs de 20 UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), também foi mantido no domingo. A circulação de pessoas nas favelas do Alemão também foi considerada normal.
No sábado, o clima de medo voltou a tomar conta dos moradores dos Complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, após os confrontos entre traficantes e policiais das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) na última sexta-feira (7). Tanto que o comércio das principais ruas da região ficou fechado. De acordo com informações de moradores, a ordem de fechar as portas teria partido de bandidos por causa da morte de dois suspeitos de tráfico durante um tiroteio na noite de sexta-feira (7).

Na ocasião, policiais da UPP Nova Brasília, no Complexo do Alemão, foram até a localidade Areal, por volta das 18h30, conferir uma informação passada pelo Disque-Denúncia de que elementos armados mantinham uma família refém dentro de uma residência. Ainda segundo a denúncia, os bandidos estavam armados e com drogas. Duas viaturas com oito policiais estavam chegando ao local quando se depararam com cinco homens que atiraram contra os PMs.

Os agentes revidaram e dois bandidos foram atingidos, levados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Complexo do Alemão, onde morreram. Com os suspeitos foram apreendidos duas pistolas, uma 9 mm e outra 45 mm, dinheiro e drogas.A ocorrência foi registrada na Delegacia da Penha (22ª DP). As equipes das UPPs do Complexo do Alemão fizeram cercos na região em busca dos outros criminosos, mas ninguém foi preso.

Morte de PM

Horas após este confronto, um policial militar da UPP no do morro da Fé e do Sereno, no complexo da Penha, foi assassinado no bairro de Higienópolis, também na zona norte. O sargento Alexandre Antônio Henrique Barbosa foi atingido por vários tiros na noite de sexta-feira (7) perto da Delegacia de Bonsucesso (21ª DP). Horas antes ele havia reforçado a equipe que trocou tiros no Alemão. Um dos bandidos teria participado da morte de outro PM, da UPP Nova Brasília, no Alemão, quarta-feira (5).

O sargento estava com a namorada e estacionou o seu carro, um Meriva branco, na Rua Santa Mariana, em Higienópolis, para ir a uma padaria. A loja fica a menos de um quilômetro da 21ª DP. Ao voltar para o veículo, ele foi abordado ocupantes de um carro e um deles atirou. Barbosa ainda foi levado para o Hospital Federal de Bonsucesso, onde morreu. A mulher escapou ilesa.

A DH  (Divisão de Homicídios) investiga o crime. De acordo com informações preliminares dos policiais civis, há duas hipóteses para o assassinato: tentativa de roubo do Meriva ou represália à morte dos dois suspeitos no Alemão.

Um dos mortos na troca de tiros, na tarde de sexta, foi identificado apenas como Chiclete. Ele seria o suspeito de participar do confronto, na quarta, em que o cabo Fábio Barbosa da Silva foi baleado. Ele morreu na madrugada de quinta-feira (6) no HCPM (Hospital Central da Polícia Militar).

Nenhum comentário: