terça-feira, 6 de setembro de 2011

Incêndios no Texas

Mais de 60 incêndios florestais, alimentados por ventos fortes da agora depressão tropical Lee, já destruíram centenas de casas e mataram pelo menos duas pessoas no Texas, informaram autoridades nesta segunda-feira.

Foto: EFE

Ventos causados pela depressão tropical Lee reavivou o incêndio no Texas


No chamado Complexo do Condado de Bastrop, pior foco do incêndio, mais de 300 casas foram destruídas ou danificadas e as chamas se estendem por 26 km. "É catastrófico. É um grande desastre natural", lamentou o comandante dos bombeiros do Serviço Florestal do Texas, Mark Stanford.Uma mulher de 20 anos e sua filha de 18 meses morreram no domingo, na cidade de Gladewater, no nordeste do Estado, ao ficarem presas pelas chamas no trailer onde viviam. O incêndio no local, entretanto, já foi extinguido.

Abrigos de emergência foram criados para as pessoas forçadas a sair de suas casas. Cerca de 30 tiveram que passar a noite dentro da igreja de Bastrop, esperando para saber se haviam perdido tudo ou não na catástrofe.

O governador Rick Perry, pré-candidato republicano à Presidência, decidiu interromper sua campanha eleitoral e voltar da Carolina do Sul para o Texas nesta segunda de manhã. "Peço aos texanos que tomem um cuidado extremo enquanto continuamos vendo os efeitos devastadores dos incêndios que afetam tanto as áreas rurais quanto as urbanas do Estado", disse, em comunicado.

Mais de 1,5 milhão de hectares já foram consumidos por incêndios no Texas desde novembro. O Estado vem sendo assolado pela pior seca desde os anos 1950 que já causou prejuízos superiores a US$ 5 bilhões para o setor agrícola, e que não dá sinais de que irá acabar tão cedo.

No domingo, o Serviço Florestal do Texas atendeu a 63 chamados relacionados a novos incêndios numa área total de mais de 13 mil hectares. Dezenas de aviões estão mobilizados para essas tarefas, incluindo quatro aviões-tanque de grande porte, 15 monomotores e 13 aeronaves de supervisão.

* Com AP, AFP e Reuters

Nenhum comentário: