quinta-feira, 22 de setembro de 2011


AQUECIMENTO GLOBAL: AUMENTO DO NÍVEL DO MAR

Gelo flutuante não causa o aumento do nível do mar, pois ele já desloca o volume que irá ocupar quando fundir. 
Todo corpo mergulhado em um líquido recebe um empuxo vertical, para cima, igual ao líquido deslocado pelo corpo. O gelo possui densidade menor do que a água, devido a isso ele flutua. Quando ele derrete e passa do estado sólido para o líquido seu peso não sofre alteração, apenas a densidade passa de 0,9 para 1. 
Vamos tomar como exemplo uma placa de gelo de 1.000Kg e densidade de 0,9 a deriva no mar, ocupando um volume de 1.111 decímetros cúbicos, sendo 111 acima da água. Essa placa de gelo ao derreter não perderá peso, continuará com os mesmo 1.000Kg, porém vai se reduzir a um volume de 1.000 litros (decímetros cúbicos), já que sua densidade será 1. Partindo do ponto que o peso não muda, o empuxo não muda, não havendo aumento no nível. 
Faça a seguinte experiência em casa: pegue um copo e o encha de água até a borda, coloque uma pedra de gelo. Repare que ao passo que o gelo derrete a água não transborda do copo. 
Algumas pessoas dizem o problema seria pedaços de gelo que se encontram a baixo daqueles que estão flutuando, você pode repetir a experiência com vária pedras de gelo. 
Fica claro que o volume dos oceanos aumentou sim nos últimos 12 anos, porém notá-se que é um fenômeno natural, em virtude desse ciclo lunar. Esse aumento pode chegar a 10cm no ápice do ciclo, porém o que foi comprovado é que houve um aumento de 3cm. 
É claro e evidente que temos que buscar fontes limpas de anergia, pois a queima de combustíveis fósseis causa vários problemas de saúde as pessoas e animais, temos que buscar de maneira incessante o desenvolvimento sustentável, porém temos que entender que o CO² proveniente da atividade humana não foi, não é e nunca será um fator determinante da regulação do clima da Terra, e nem influencia tal aquecimento.

Nenhum comentário: