Arte/UOL
Com o início da campanha eleitoral, temas controversos passaram a fazer parte do debate político e os candidatos são instados a todo momento a se posicionar sobre polêmicas.
A redação do UOL compilou opiniões de dez dos 11 candidatos à Presidência da República sobre alguns assuntos acalorados, como a descriminalização da maconha, do aborto e o ensino religioso obrigatório.
As respostas foram colocadas em ordem alfabética pelo nome do candidato. O candidato Rui Costa Pimenta (PCO) ainda não havia respondido à solicitação de entrevista até a publicação desta reportagem.
Descriminalização do aborto
Aécio Neves (PSDB)
É contra. "Sou a favor da legislação atual, sem mudanças", afirmou o tucano em entrevista a uma revista em junho de 2013
-
-
-
Eymael (PSDC)
É contra. "A posição da democracia cristã é a manutenção das três hipóteses que hoje existem [para o aborto]: o estupro, o perigo de vida [para a mulher] e o feto destituído de cérebro"
José Maria (PSTU)
A favor
-
-
-
Pastor Everaldo Pereira (PSC)
É contra. "Defendo os princípios cristãos, defendo a vida a partir da concepção, e sou a favor de todas as leis civis e penais que defendam o direito à vida. A criminalização do assassinato de vida intrauterina é tão importante quanto a criminalização do assassinato de vida extrauterina. As exceções que hoje constam no direito brasileiro já são mais do que suficientes para regular a questão"
Descriminalização da maconha
-
Dilma Rousseff (PT)
Afirmou ser contra nas eleições de 2010, quando era candidata. Na campanha atual, não se pronunciou
-
-
Eymael (PSDC)
É contra. "[A descriminalização] é um equívoco. A maconha é a porta de entrada da droga"
José Maria (PSTU)
A favor
-
-
-
Pastor Everaldo Pereira (PSC)
Não respondeu diretamente. Disse que "devemos reforçar o combate ao tráfico e ao consumo de drogas, pois está comprovado cientificamente que essas substâncias criam dependência química, distúrbios psicológicos e até psiquiátricos. Mais do que se preocupar com a descriminalização da maconha, o desgoverno atual deveria se preocupar com o crescimento do tráfico de drogas e a explosão de cracolândias"
Ensino religioso obrigatório
-
Dilma Rousseff (PT)
Não se pronunciou sobre o assunto
-
-
-
José Maria (PSTU)
É contra. "A escola tem que ser laica", diz
-
-
Luciana Genro (PSOL)
Não se pronunciou sobre o assunto
Pastor Everaldo Pereira (PSC)
É contra. "Somos a favor da descentralização do ensino público e liberdade educacional, respeitando-se um conteúdo onde o foco, nos ensinos fundamental e médio, deva ser o ensino de língua portuguesa e matemática. Escolas que tenham interesse em oferecer ensino religioso devem ser livres para fazê-lo, sem obrigatoriedade, mas com liberdade"
Nenhum comentário:
Postar um comentário