terça-feira, 19 de agosto de 2014

P.35 Rock Brasileiro

Rock brasileiro (rock nacional) década de 1980
  Apesar da década de 1980 ficar conhecida como a "Década Perdida", atributo negativo relacionado principalmente a área social-econômica, período pelo qual houve as crises econômicas mundiais, como a crise do petróleo no Oriente Médio, que juntamente com a "Crise do Milagre Brasileiro" ou do "Milagre Econômico", nos finais de década de 1970. Afetou profundamente a vida social e econômica no Brasil na transição da Ditadura militar para a nova República sendo instalada em 1985.
  Porém na parte cultural e principalmente na área musical, o Brasil viveu uma época pulsante e espetacular com o surgimento das bandas nacionais de rock brasileiro.
  Atribui-se a esta década a popularização do rock brasileiro, movimento que surgiu para aproveitar a onda do estilo musical (rock) que já havia se consagrado mundialmente nos anos 70. Muitas bandas deste estilo, como Titãs e os Paralamas do Sucesso permanecem ativas até hoje, fazendo apresentações por todo o Brasil. Outras bandas e artistas da época, comoEngenheiros do hawaii, Legião Urbana e Renato Russo, foram imortalizados e tocam nas rádios até hoje, devido ao grande sucesso entre o público, principalmente adolescentes.
  Nos anos 80, ocorreu a verdadeira "explosão" do rotulado "BRock". Isso se deve em parte à criação de casas de show, como Noites Cariocas e Circo voador (Rio) e Aeroanta (São Paulo). As primeiras bandas a fazerem sucesso foram o irônicos Blitz ("Você não soube me amar") eEduardo Dusek ("Rock da Cachorra", junto com João Penca e Seus Miquinhos Amestrados), no batizado "Verão do Rock", em 1982.
  As mais cultuadas dos anos 80 formam um "quarteto sagrado". São eles: Os Paralamas do Sucesso, originários do Rio de Janeiro, haviam se conhecido antes em Brasília e começaram a tocar na garagem de um dos integrantes; Titãs, paulistas (mais tarde "suavizados"). Inicialmente, juntavam estéticas da New wave e do raggae com a da MPB, e, de 1982 à 1984, a banda era formada por nove integrantes - além dos músicos que continuam no grupo, fizeram parte do conjunto: Ciro Pessoa (vocais), Arnaldo Antunes (vocais), Marcelo Fromer (guitarra) e Nando Reis (baixo/vocais), logo se tornando um octeto, numa formação que duraria até 1992, com a saída de Arnaldo. O baterista do grupo Ira!, André Jung, tocou seu instrumento no primeiro trabalho titânico, depois cedendo seu posto a Charles Gavin; Os cariocas Barão Vermelho, surgidos em 82 e liderados por Cazuza. Com a saída dele (que teve carreira solo bem sucedida), o guitarrista Frejat assumiu os vocais; e a mais influente Legião Urbana, liderada por Renato Russo, surgida em 82, emplacando alguns sucessos como "Faroeste Caboclo", "Será" e " Eduardo e Mônica" que chegaram ao topo das rádios. A banda acabou com a morte de Renato Russo, em 1996. Os outros legionários que compunham a banda eram: Marcelo Bonfá(bateria) e Dado Villa Lobos (guitarra). Renato Rocha foi baixista da banda até 1988.
  E teve outras também de grandes sucessos na época, como as bandas Sempre Livre, Gang 90 e as Absurdetes, Biquini Cavadão, Hanói Hanói, Hojerizah, Lobão e os Ronaldos, Metrô, Magazine, Grafitti, Ed Motta & Conexão Japeri, além de cantores (as) como Marina Lima, Léo Jaime, Ritchie, Kid Vinil, Fausto fawcett, entre outros. (Finis Africae, Picassos Falsos, Detrito Federal, Violeta de Outono...Por minha conta).
  Vários locais do Brasil tinham suas bandas surgindo. No Rio de Janeiro, surgiram os alegres Kid Abelha e Léo Jaime, Uns e Outros e o fim da banda Vímana revelou Lulu Santos, Lobão(também ex-Blitz) e Ritchie; em São Paulo, o Festival Punk de 81 revelou Inocentes, Cólera e Ratos de Porão. Além dessa cena, surgiram as principais bandas paulistas, como Ultraje a Rigor (no qual Edgard Scandurra tocou antes do Ira!), Ira!, Titãs, RPM, Zero, Metrô e Kid Vinil(então vocalista da banda Magazine). Sem se esquecer da cena independente muito bem representadas pelo Fellini, Smack, Voluntários da Pátria, Akira S e As garotas que Erraram, e Mercenárias; em Brasília, o Aborto Elétrico (em que Renato Russo tocara) virou o Capital Inicial (que acabou se fixando em São Paulo), e a Plebe Rude teve o sucesso "Até quando esperar" e "Proteção", e no Rio Grande do Sul, os "cabeças" Engenheiros do Hawaii e Nenhum de Nós chegaram ao sucesso nacional. Também estouraram bandas gaúchas de rock como TNT, Taranatiriça, Cascavalletes, Os Replicantes, Os Eles, Bandaliera, Garotos da Rua, De Falla.Na Bahia , chegou ao sucesso o Camisa de Vênus.
  No Heavy Metal, originou-se em Minas Gerais a banda brasileira de maior sucesso internacional, o Sepultura, que toca o gênero extremo Trash metal, com letras em inglês. Outra banda a conseguir destaque no exterior (Japão) foi a paulista Viper, que também escrevia letras em inglês, e que ajudou a desenvolver um estilo que viria a ser chamado de Metal Melódico no Brasil. O Viper foi também responsável por revelar o vocalista André Matos, que participaria de duas grandes bandas brasileiras: Angra e Shaman.
                                                                                        WIKIPÉDIA

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