Universidad de Chile
Vasco
Nacional
BRASÍLIA (Reuters) - A Comissão de Ética Pública da Presidência da República encaminhou à presidente Dilma Rousseff a recomendação de exoneração do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, envolvido em denúncias de irregularidades na pasta.
A decisão da comissão, unânime, foi anunciada nesta quarta-feira pelo seu presidente, Sepúlveda Pertence, e considerou que houve suposto desvio de ética em denúncias que apontam irregularidades em convênios no Ministério e cobrança de propina na pasta.
Dilma pode ou não acatar a decisão da comissão. O Palácio do Planalto não informou imediatamente como a presidente reagiu ao saber da decisão.
O procedimento de apuração foi aberto no início do mês e, segundo Pertence, as explicações de Lupi ao Congresso e à própria comissão foram 'não satisfatórias' e 'inconvenientes de um ministro'.
'Ele se defendeu e a comissão entendeu que ele não tinha explicado a base das acusações, que era a série de convênios irregulares firmados por pessoas do seu partido', disse Pertence a jornalistas.
'(Encaminhamos à Dilma) a recomendação da comissão para exoneração do ministro do Trabalho.'
Procurado pela Reuters, Lupi não foi localizado para comentar a decisão. Já a assessoria do Ministério do Trabalho disse que ainda não tinha sido informada.
O Ministério do Trabalho foi alvo de denúncias de suposto esquema de cobrança de propina de organizações não-governamentais (ONGs) conveniadas com a pasta, num esquema que serviria para abastecer o caixa do PDT, partido de Lupi.
O ministro também foi acusado de ter pego 'carona' em avião providenciado por um empresário e dirigente de ONG, que meses depois assinou convênios com o ministério.
(Reportagem de Hugo Bachega; Reportagem adicional de Jeferson Ribeiro)
Tom Cruise posa no prédio mais alto do mundo, em Dubai
O ator Tom Cruise virá ao Brasil para divulgar o filme "Missão Impossível: Protocolo Fantasma", quarto longa da franquia.
A pré-estreia do filme acontece no Rio de Janeiro, no dia 14 de dezembro. A cidade será a única da América Latina a receber o astro durante a turnê de divulgação da produção.
Além de Cruise, também vêm ao país o diretor Brad Bird e a atriz Paula Patton.
Esta é a terceira vez que Cruise visita o Brasil. O ator já esteve no país em 2010, para divulgar "Encontro Explosivo", e em 2009, acompanhado da mulher, Katie Holmes, e da filha, Suri, para a divulgação de "Operação Valquíria".
"Missão Impossível: Protocolo Fantasma" chega aos cinemas brasileiros no dia 21 de dezembro.
Procurado, o diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, disse em um primeiro momento que não estava ouvindo direito a ligação.
Veja galeria de fotos de Fátima Bernardes
Fátima Bernardes começou carreira como repórter no jornal "O Globo"
Em seguida, sua secretária ligou para a reportagem. Disse que ele estava numa reunião com a cúpula da empresa e que, por isso, não poderia conversar.
O diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, também não retornou os telefonemas. Seu secretário disse que ele estava em um compromisso importante e, por isso, incomunicável.
Fátima Bernardes entrou para a TV Globo em 1987. Ela passou pelo "RJTV", "Jornal da Globo" e "Fantástico" antes de assumir o "Jornal Nacional", em 1998, ao lado de seu marido, William Bonner, 48. Ela substituiu Lillian Witte Fibe na bancada.
Fátima e Bonner são pais dos trigêmos Vinícius, Beatriz e Laura, que nasceram em 1997.
Zé Paulo Cardeal/TV Globo | ||
William Bonner e Fátima Bernardes, apresentadores do "Jornal Nacional" da TV Globo |
O astronauta brasileiro Marcos Pontes foi apontado nesta quarta-feira (30/11) Embaixador da Boa Vontade para a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) durante a 14a sessão da Conferência Geral da UNIDO em Viena, Áustria.
Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço. Da pobreza vivida no subúrbio de São Paulo, ele chegou aos estudos de aeronáutica, tecnologia e engenharia. “Com sua história única, Marcos Pontes dá exemplo como a educação básica e as habilidades profissionais podem fazer a diferença. Ele é uma inspiração para muitas pessoas pelo mundo”, afirmou o Diretor Geral da UNIDO, Kandeh K. Yumkella.
O Programa Embaixador da Boa Vontade de UNIDO seleciona pessoas destacadas para ajudar na implementação e suporte em três tema prioritários: redução da pobreza através de atividades produtivas; capacitação e comércio; energia e meio ambiente.
“Olhando do espaço, a Terra é um planeta único e belo. Temos sete bilhões de pessoas tentando viver com alguma qualidade nesse belo lar azul. No entanto, não será possível se tentarmos fazer isso de forma egoísta. Precisamos nos unir e preparar a nova geração para ser cidadãos de apenas um mundo. A UNIDO pode ajudar nesse desafio e eu estou honrado em aceitar a nominação de Embaixador da Boa Vontade da UNIDO para cooperar por um futuro melhor na terra”, afirmou o astronauta.
[baixe a imagem de divulgação]
Jovens entre 15 e 24 anos poderão participar do 1o Prêmio Cazuza de Vídeo produzindo teasers de 30 segundos sobre a prevenção do HIV/AIDS.
Os três melhores vídeos, escolhidos por um seleto júri composto por pessoas reconhecidas na área, ficarão disponíveis nas redes sociais da Viva Cazuza e dos parceiros, com intuito de dar maior visibilidade aos vencedores. O vídeo vencedor será veiculado em canal de TV na campanha do carnaval 2012. A premiação conta com o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) no Brasil.
O prazo para envio dos vídeos é dia 2 de janeiro de 2012. Todas as informações estão disponíveis emhttp://premio.cazuza.com.br/
Rio: já foram registrados137 mortes por conta da doença
Rio se prepara para combater epidemia de dengueA Secretaria Estadual de Saúde informou nesta quarta-feira (30) que foram notificados, desde o dia 2 de janeiro, 163.471 casos de dengue em todo o Estado do Rio de Janeiro. Ainda segundo a secretaria, 137 pessoas morreram em decorrência da doença, um número que já é o triplo do que foi registrado em todo o ano de 2010.
De acordo com a secretaria, foram registrados 43 mortes em 2010. Desde o início do período deste ano, foram registrados 137 mortes causadas pela doença, sendo 51 casos na cidade Rio de Janeiro.
O mês que teve o maior registro de infectados neste ano foi o de abril, com 52.831 casos.
Há uma série de razões que justificam o aumento das mortes nos últimos anos. A principal delas – e mais repetida pelos especialistas – é o fato de o país estar vivendo, desde o final dos anos 90, surtos repetidos da dengue, que são causados pelos três tipos do vírus que circulam no Brasil. Isso aumenta as chances de uma pessoa se infectar novamente e, consequentemente, de desenvolver as formas graves da doença.
Mas, além disso, os números dos últimos anos também mostram que existem problemas no atendimento aos pacientes que se apresentam aos serviços de saúde. Apesar de o número de casos graves crescer por causa dos constantes surtos, especialistas dizem que isso não deveria ser sinônimo de um maior número de mortes.
Para impedir que uma pessoa perca a vida por causa da dengue, é preciso que a doença seja identificada o quanto antes e, além disso, que os serviços de saúde ofereçam um tratamento rápido.
Veja alguns motivos que explicam os surtos de dengue no Brasil
Vírus Tipo 1: |
Condições urbanas: |
Condições climáticas: |
Articulação dos governos: |
Proliferação do mosquito: |
Transporte de pessoas e de cargas: |