Casos de dengue chegam a 71 mil na cidade do Rio só este ano
Levantamento do ‘Rio Como Vamos‘, com base em dados da Secretaria Municipal de Saúde, mostra que o Rio já acumula, de janeiro a setembro, cerca de 71 mil casos de dengue. O número ainda é bem inferior aos 119,4 mil registrados no mesmo período de 2008, ano em que ocorreu a última grande epidemia. No entanto, quatro Regiões Administrativas da cidade já somam, no período, mais do que o registrado em todo o ano de 2008.
As regiões do Rio com mais casos de dengue até setembro deste ano são Rocinha, com 1,9 mil casos; Guaratiba, com 5,5 mil; Santa Cruz, com 7,7 mil; e Campo Grande, com 8 mil.
Na epidemia de 2008, essas mesmas Regiões registraram, respectivamente, 1 mil, 3,6 mil, 5,6 mil e 7,3 mil casos.
Ao todo naquele ano foram 120,9 mil casos da doença na cidade. Nos dois anos seguintes, sem epidemia, os números caíram para 2,7 mil e 3,1 mil.
Essa realidade vem reforçar o alerta oficial e chamar a atenção para a necessidade de a população colaborar com os esforços para conter a doença, tomando as medidas necessárias para eliminar de suas casas possíveis criadouros do mosquito transmissor do vírus. O RCV lembra que a colaboração maciça do carioca é fundamental para o controle do Aedes aegypti e a consequente prevenção da dengue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário