A situação está crítica no México: vários rios no sudeste do país transbordaram no final de outubro. O rio Usumacinta, sozinho, danificou casas e terras agrícolas em várias cidades e áreas rurais isoladas, lavando estradas. O governador do estado de Tabasco calcula que as inundações regionais afetaram 90.000 moradores.
Na foto abaixo, você pode ver o rio Usumacinta em 2009, com fluxos passando por lagos e lagoas múltiplas em sua rota para o mar. Em 2011, muitos dos corpos d’água se fundiram, e a água transbordou por toda a região, como visto na foto acima. A mesma área havia sofrido graves inundações em 2010.
As inundações no sudeste do México fazem parte de um fenômeno maior da região. Em 19 de outubro de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que fortes chuvas causaram graves inundações em El Salvador, Costa Rica, Honduras, Guatemala e Nicarágua, assim como no México.
A ONU também informou que as inundações afetaram um número estimado de 154.000 moradores da Guatemala, 38.000 moradores de Honduras, e 134.000 moradores da Nicarágua. As enchentes já mataram dezenas de vidas.
A partir de 24 de outubro de 2011, a tempestade tropical Rina se formou na América Central. Projetada para se fortalecer em um furacão em 25 de outubro, a tempestade tem o potencial de trazer mais chuva para a região
Nenhum comentário:
Postar um comentário