NASA divulga imagens de quase uma década de queimadas no mundo
A agência espacial americana (NASA) divulgou hoje uma série com milhares de imagens de queimadas detectadas pelo mundo desde 2002. Os dados ajudam os cientistas a entender como o fogo afeta o meio ambiente nas escalas local, regional e global.
As visualizações foram feitas pelos satélites Terra e AQUA. Este último tem instrumentos desenvolvidos em parceria com o Japão e o Brasil. Foi idealizado para monitorar fenômenos físicos referentes à circulação da energia e da água na Terra. Com os dados, os pesquisadores esperam entender como os incêndios contribuem para as mudanças climáticas.
O vídeo de lançamento mostra um globo giratório com as principais causas das queimadas no mundo. Na floresta amazônica, a agricultura e a pecuária ainda são os principais motivadores do fogo. Para usar a área, os produtores costumam derrubar a mata e queimá-la na sequencia. É uma forma de “limpar” o terreno antes de colocar o boi ou algum cultivo.
As imagens foram captadas entre julho de 2002 e julho de 2011. Os satélites Terra e AQUA estão em órbita desde 1999 e 2002, respectivamente.
(Aline Ribeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário