Barra do Piraí contará com 27 profissionais que irão percorrer os bairros e distritos para a avaliação
Barra do Piraí - O ano de 2014 começou e o calor do verão continua, característica que contribui para a formação de um problema que deixa o país em alerta todos os anos: a dengue. Com isso, Barra do Piraí já começou a realizar ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Na última segunda-feira (06), foram iniciadas pela equipe do Cemuvis (Centro Municipal de Vigilância e Saúde), o LIRAA (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti), atividade que consciente em fazer um rápido levantamento de possíveis focos do mosquito nos imóveis do município, com duração de uma semana.
Nesta terça-feira, 7, segundo dia do cronograma do levantamento, foram atendidos 21 bairros da cidade, dentre eles o Mesquita. Daizy Pereira, de 78 anos, moradora da localidade, contou que o serviço a deixa mais tranquila “Eu gosto quando os atendentes vêm à minha casa e fazem esta fiscalização, porque dá mais segurança para a gente. Este serviço não é empecilho nenhum para mim, pelo contrário, nos passa tranquilidade. Mas é preciso também que todos façam a sua parte, então quando a equipe vem me orientar eu passo para os vizinhos”, disse Daizy.
Fernando Lousada, de 68 anos, também morador do bairro Mesquita, destacou importância de receber a equipe do Cemuvis. “Além de fazermos a nossa parte, temos que receber os atendentes e também ficar de olho no vizinho, pois têm pessoas que infelizmente não entendem a importância dessas visitas para o combate ao mosquito e não os recebem, o que é um absurdo, pois é um ótimo serviço para a população. Nós recebemos as orientações, mas a maior parte é nossa”, destacou Fernando.
Barra do Piraí contará com 27 profissionais que irão percorrer os bairros e distritos para a avaliação e, posteriormente, com resultado do LIRAa, será traçada o ciclo de estratégias de prevenção e conscientização que será desenvolvida em todo o município.
A coordenadora de Vigilância Ambiental, Rita de Cassiê, explicou como funciona o serviço de combate à dengue no decorrer do ano. “Ao todo são realizados cinco LIRAa’s em cada ano e, consequentemente, cinco ciclos. A partir disso, nós fazemos o planejamento das localidades que estão com índice alto da doença e começamos o primeiro ciclo de 2014 por estes locais, criando ações para elas”, explica Rita.
Ela também destacou a campanha nacional ‘10 minutos contra a Dengue’, que incentiva cada um fazer a sua parte. “É necessário que pelo menos uma vez por semana, as pessoas inspecionem seus quintas, caixas d’água, verificando se tem algum depósito ou possível depósito, para que a larva não possa se desenvolver. Se isso for feito, podemos minimizar a questão da dengue no município”, finalizou a coordenadora.
Ainda segundo Rita, os moradores que tiverem alguma dúvida ou quiserem agendar uma visita da equipe em sua casa basta entrar em contando com o telefone do departamento, que é o (24) 2442-2855.
Cronograma da semana:
Quarta-feira - 08/01/2014
Morro do Paraíso, Santana de Barra, Chácara Farani, Roseira, Boca do Mato, Ponte Preta, São João, Areal, Centro, Chácara Farani, Vila Suíça, Grota Funda.
Quinta-feira - 09/01/2014
Complexo Califórnia.
Sexta-feira- 10/01/2014
Vargem Alegre e Dorândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário