quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Depois de uma noite de intenso tiroteio, o Complexo do Alemão, na Zona Norte, teve o policiamento reforçado por agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil .

Globo

RIO - Depois de uma noite de intenso tiroteio, o Complexo do Alemão, na Zona Norte, teve o policiamento reforçado por agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, nesta quarta-feira. Segundo informações da Polícia Militar, nenhum policial ou morador foi atingido. De acordo com o delegado Felipe Curi, titular da 45ª DP (Complexo do Alemão), os criminosos já foram identificados, mas seguem foragidos. O delegado instaurou inquérito e pediu perícia para apurar o caso.

No fim da noite de terça-feira, bandidos atiraram contra a base de policiamento avançado na Rua Itacorá, no Morro do Alemão, em seguida atiraram contra a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Alemão. As bases da Avenida Central e do Alto do Areal também foram atacadas. O grupo ainda fez disparos e atirou uma granada contra a sede da 45ª DP (Alemão), na Estação Itararé do teleférico da comunidade.

Por conta da intensidade do confronto, agentes das UPPs vizinhas, homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Core e da Divisão de Homicídios (DH) foram deslocados para a região. As equipes permeneceram durante toda a madrugada na comunidade, fazendo buscas na tentativa de encontrar o grupo que fez os ataques. Ninguém foi localizado.

O tiroteio deixou os moradores assustados. Segundo relatos, os tiros foram disparados em várias comunidades, mas foi mais intenso na Nova Brasília. Um grupo de policiais chegou a ser cercado por criminosos na localidade conhecida como Rua Sem Saída, na Nova Brasília. O major Glauco Schorcht, comandante da UPP Nova Brasília, admitiu que houve disparos na região conhecida como Capão, por volta de 23h30m, mas negou que já tenham ocorridos confrontos ou ataques à UPP.

Instalação de delegacia

O Complexo do Alemão foi a segunda área pacificada do Rio a receber uma delegacia. No dia 27 de dezembro, a 45ª DP foi inaugurada em cerimônia que contou com a presença do governador Sérgio Cabral. Na ocasião, ele afirmou que a medida é um caminho sem volta aos rumos da pacificação. A primeira delegacia desse tipo foi inaugurada na Rocinha, poucos dias antes.

Nenhum comentário: