sábado, 25 de janeiro de 2014

Confronto entre guardas municipais e camelôs

Confronto entre guardas municipais e camelôs fecha parte do comércio da Uruguaiana, ambulantes denunciam esquema de propina para poderem trabalhar

.
E a denuncia da PROPINA, alguém vai investigar ?

Ou será que alguém acredita que isso não exista ??



Globo



RIO - Um confronto entre guardas municipais e ambulantes fechou parte do comércio da Rua Uruguaiana, no Centro, no início da noite desta sexta-feira. O conflito começou quando agentes tentaram impedir ambulantes de manter barracas na calçada, perto do acesso ao camelódromo. Revoltados, os camelôs teriam reagido jogando pedras e pedaços de madeira contra os guardas, que estavam em minoria.

Durante a confusão, um veículo da Guarda Municipal foi virado e outros seis tiveram danos menores. Nove agentes ficaram feridos, dois deles com gravidade, e foram encaminhados ao Hospital Souza Aguiar, nas proximidades do local. Um ambulante foi detido e encaminhado para a 5ª DP (Gomes Freire). Até as 20h45m, o carro continuava na rua, cercado pela tropa de choque da corporação.

— Eu não esperava essa reação dos ambulantes, mas quem começou a briga foram os guardas. Eles provocam e xingam os camelôs — contou Pablo Rodrigues, dono de um boxe que funciona dentro do camelódromo. — A minha funcionária foi atingida por uma pedra e foi levada para o Hospital Souza Aguiar.

Pablo, que precisou fechar sua loja e ainda não sabe os prejuízos, afirmou que no último dia 7 esteve na corregedoria da Guarda Municipal para reclamar da forma como os agentes atuam:

— Eu estive na corregedoria e também na 5ª DP (Gomes Freire) para denunciar um esquema de propina desses guardas. Aqui, se os camelôs não pagam, não trabalham.

Outro ambulante do camelódromo, Fábio Rodrigues, também acusou guardas de cobrarem propina para deixar camelôs trabalharem na calçada em frente ao camelódromo nos dias e horários de maior circulação de pessoas:

- Aí eles vêm aqui para retirar os camelôs. Que moral eles têm para isso? Nenhuma.


Uma equipe do batalhão de choque da guarda foi para o local para evitar novos confrontos. Por causa do conflito, o trânsito da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, foi desviado para a pista central, na altura do Detran.

Diretor fala em emboscada

No local do confronto, o diretor de Operações da Guarda Municipal, Rodrigo Fernandes Queiroz, disse acreditar que o conflito foi uma emboscada contra os agentes. Já o publicitário Crivardo Coelho de Souza Júnior, de 26 anos, contou ter visto a abordagem dos guardas.

— Guardas municipais mal preparados e mal remunerados se confrontaram com jovens na sua plenitude física. Não tem como — disse ele.

Segundo o publicitário, no início eram poucos guardas, pouco mais de dez. E os camelôs se uniram em defesa dos que estavam sendo alvo da operação.

Nenhum comentário: