sábado, 25 de janeiro de 2014

O secretário de Segurança José Mariano Beltrame disse, nesta sexta-feira, que os municípios de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, e a Baixada Fluminense vão ganhar Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Na Baixada serão até quatro unidades, além de até seis companhias destacadas da Polícia Militar

.Extra


O secretário de Segurança José Mariano Beltrame disse, nesta sexta-feira, que os municípios de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, e a Baixada Fluminense vão ganhar Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Na Baixada serão até quatro unidades, além de até seis companhias destacadas da Polícia Militar. O secretário não especificou se as cidades de Niterói e São Gonçalo ganharão apenas uma ou mais unidades. O anúncio foi feito durante a inauguração da companhia destacada da PM na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. Já o bairro da Pavuna, na Zona Norte, também vai receber uma companhia destacada nos próximos dias.


- O modelo que está funcionando deve ser expandido para outras áreas que também necessitam da ação do estado, afinal são cidadãos que também pagam os impostos. Estamos acompanhando os índices de criminalidade e esperamos que, com isso, esses índices caiam - disse Beltrame, acrescentando que a Maré também receberá uma UPP, mas sem dar prazo para a instalação da unidade.

Na Praça Seca, a companhia destacada conta com três bases: São José Operário, Bateau Mouche e na Praça Barão de Taquara, que funcionará também como base administrativa. De acordo com o tenente-coronel Wagner Moretzohn, comandante do batalhão, 60 policiais vão atuar na região, no total. Nesta sexta-feira, homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) fizeram uma operação para reprimir o tráfico de drogas. Até o fim da manhã, não havia registro de confrontos.

- Já vinhamos fazendo operações ao longo da semana. Hoje não houve troca de tiros ou prisões, mas apreendemos armas e drogas deixadas nas comunidades. No momento o clima é tranquilo. Acreditamos que os criminosos tenham fugido - disse o comandante Wagner Moretzohn.

A maior parte dos policiais que atuarão na nova companhia veio de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Segundo a PM, apesar de a companhia não ter os mesmos objetivos de uma UPP, os militares vão trabalhar na dinâmica do policiamento de proximidade e também no policiamento ostensivo.

- Esses policiais têm experiência em policiamento de proximidade e mediação de conflitos. A diferença da companhia destacada para uma UPP é que os mesmos policiais também farão o policiamento ostensivo - explicou o comandante.

Ainda segundo Moretzohn, a conquista da confiança da comunidade é demorada. O treinamento para se aproximar da comunidade será essencial para a troca de informações e colaborações. O capitão Marcio Moura Bernardo Gonçalves será o comandante da nova equipe. Segundo a PM, a implantação da companhia destacada faz parte de uma série de ações que a PM está empreendendo desde o ano passado na região da Praça Seca.

Guerra pelo controle dos morros se intensificou após instalação da UPP do Lins

A Praça Seca tem sido palco de uma violenta guerra pelo controle de favelas da região. Moradores vivem dias de tensão e noites de medo há mais de um ano. Segundo informações da polícia, as trocas de tiros frequentes são resultado do confronto entre traficantes e milicianos que atuam no Complexo de Jacarepaguá. Na guerra pelo território, traficantes que vieram de favelas do Lins, após a pacificação, tentam tomar o controle do Morro da Covanca, onde muitos chegaram a ser expulsos de casa.

Do outro lado, traficantes da mesma facção dos criminosos da Rocinha chegaram pelo Morro do Dezoito e ocuparam o Morro São José Operário, na Praça Seca. Entre as duas comunidades está a favela Bateau Mouche, que é alvo de disputas entre as quadrilhas rivais. Na região, no bairro da Praça Seca, poucos milicianos, sem ostentar armas, dominam o asfalto.

Nenhum comentário: