domingo, 20 de janeiro de 2013

Farc abandonam o cessar-fogo unilateral na Colômbia - BBC Brasil


As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste domingo o fim da trégua unilateral, que haviam declarado há dois meses.
O anúncio da guerrilha foi feito após o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ter dito que as forças de seguranças estavam preparadas, caso o grupo voltasse a propagar ações violentas.

As conversasões têm como objetivo colocar fim a cinco décadas de um conflito armado que já matou cerca de 600 mil pessoas no país.O cessar-fogo das Farc foi declarado durante uma série de negociações em Cuba, durante as quais o governo da Colômbia se negou a fazer o mesmo, alegando que o grupo usaria essa oportunidade para se rearmar.
O porta-voz das Farc, Iván Márquez, disse em um comunicado: "Com dor no coração, devemos admitir a volta do período de guerra."
Segundo a agência de notícias Associated Press, Márquez teria convidado o governo a um cessar-fogo bilateral e, se fosse recusado, propôs "que se busque um tratado de regularização da guerra, atendendo às especificidades do conflito interno colombiano para evitar mais sofrimento à população".

Nenhum comentário: