quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cobresal, o único time invicto da história da Libertadores

Entre todas as equipes que já disputaram a Copa Libertadores da América apenas uma permanece invicta até hoje. Participante apenas da edição de 1986, o Cobresal, do Chile, foi eliminado na fase de grupos daquele ano de forma invicta e nunca mais voltou a disputar a competição.

Cobresal disputou a Libertadores de 1986, foi eliminado invicto e nunca mais voltou à competição (Reprodução)

Los Mineros, como é conhecida a equipe da região do Atacama, caiu no Grupo 4 com junto de seus compatriotas da Universidad de Chile e dos colombianos América de Cali e Deportivo Cali. Nas seis partidas que disputou o Cobresal venceu um e empatou as outras cinco, terminando a fase inicial com saldo de gols positivo de um gol. A única vitória foi como visitante, diante do Universidad e por 1 a 0.

Na pontuação a equipe chilena terminou empatada com o Deportivo Cali em segundo lugar, perdendo no saldo de gols. Como apenas um time se classificava por grupo naquela edição, acabou perdendo a vaga e entrando para a história como único time invicto da Libertadores.

É sempre bom lembrar que times que disputam a competição pela primeira vez sempre entram invictos nela, mas difcilmente mantém a condição após a disputa. Por este fator que o Cobresal é o único time invicto da história da Libertadores.

Nenhum comentário: