sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um Espaço para a Discussão do Brasil


Image
Haddad
Confusão das grandes em torno de um dos últimos debates antes do 1º turno, dia 7 próximo, entre os candidatos a prefeito de São Paulo, o programado - e agora, já cancelado - pela Rede Record para a próxima 2ª feira (1º.10).

A rede de TV acusa o candidato tucano à Prefeitura, José Serra (PSDB-DEM-PSD-PV), de ter inviabilizado o encontro, na medida em que jamais respondeu se participaria ou não. José põe a culpa pelo cancelamento na Record e acusa a emissora de ter cancelado para ajudar o concorrente do PRB à Prefeitura, ex-deputado Celso Russomano.

Já a pergunta que não cala e, no fundo, levou José a fazer corpo mole quanto a participação ou não no debate, a mídia não faz: José fugiu do debate direto com o candidato do PT e partidos aliados, Fernando Haddad?

Jogo de empurra entre José Serra e a Record


Fugiu. Tudo indica que sim, já que sua disputa agora e nesta última semana de campanha é com Haddad para assegurar a vaga no 2º turno. A José não interessa mais debates, mas sim manter a situação como está. Ele acha que vai para o 2º turno, embora Haddad já o tenha ultrapassado, segundo o IBOPE divulgado nesta quarta (26.9) e seja, no momento, o candidato que passa para a segunda etapa dia 7 de outubro.

Na nota em que anunciou o cancelamento do debate a Record justifica: "Nosso objetivo claro e imparcial desde o primeiro momento era garantir ao candidato José Serra o mesmo espaço oferecido aos outros sete candidatos que, pela legislação eleitoral em vigor, devem participar com direitos iguais de toda a cobertura eleitoral da emissora. O candidato e o partido jamais responderam aos documentos protocolados no PSDB, na Justiça Eleitoral ou enviados por e-mail para os responsáveis pela campanha. Infelizmente não obtivemos resposta."

"Para todos os encontros (preparatórios ao debate) - prossegue a Record em sua nota - a coligação do candidato José Serra não respondeu aos convites e, tampouco, enviou qualquer representante. Os convites e a proposta com as regras para o debate foram seguidas vezes enviados ao PSDB, conforme protocolos apresentados à Justiça Eleitoral, seguindo determinação da legislação em vigor."

Também em nota a assessoria de campanha de José contesta a Record e acusa:"Em momento algum a campanha se recusou a participar do programa. O lamentável cancelamento foi uma decisão exclusiva da Record, e assim deve ser assumido". A campanha tucana afirma, ainda, que o único candidato a se recusar a participar de debate foi Celso Russomanno. "A decisão de Russomanno de faltar aos debates e a decisão da Rede Record de não mais realizar o programa previsto para o dia 1º de outubro não podem ser imputadas a qualquer outra candidatura".

Russomanno faltou na semana passada ao debate promovido pela Igreja Católica em parceria com o UOL. 

(Foto: Paulo Pinto/Pense Novo)

Nenhum comentário: