sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Boletim semanal da ONU Brasil – No 71




Dilma Rousseff exige na ONU esforços conjuntos para conter consequências da crise econômica global

(ONU/Marco Castro)A presidente brasileira observou que a política monetária não pode ser a única resposta para o crescente desemprego.

Secretário-Geral da ONU nomeia Ministra Izabella Teixeira para Painel sobre Desenvolvimento pós-2015

Bióloga, mestre em Planejamento Energético e doutora em Planejamento Ambiental, Teixeira participou, em Nova York, da primeira reunião de alto nível.

ONU disponibiliza Revisão Periódica Universal do Brasil e as respostas do Estado

ACNUDHEm setembro, durante a sessão XXI do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, se apresentou o relatório do Grupo de Trabalho da Revisão Periódica Universal, um processo pelo qual o Brasil passou em 25 de maio deste ano.

Secretário-Geral da ONU convoca líderes a enfrentar situação de turbulência mundial

Ban Ki-moon na abertura da Reunião de Alto NívelCitando a insegurança generalizada, o esbanjamento de fundos para a compra de armas e o impacto crescente das alterações climáticas, Ban alertou que o mundo está em uma corrida contra o tempo para se salvar.

Relatório da FAO registra Brasil entre maiores apoiadores da agricultura familiar na América Latina

Boletim de Agricultura FamiliarBoletim de Agricultura Familiar também indica que setor representa 60% da produção total de alimentos e da área agrícola na América Latina e Caribe, sendo importante fonte de renda e emprego.

Fundo da ONU aprova financiamento de US$ 56 milhões em projetos de redução da pobreza rural no nordeste do Brasil

FIDAProjetos Dom Távora e Paulo Freire, apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), beneficiarão 80 mil famílias pobres rurais nos estados de Ceará e Sergipe.

FAO pede esforço global para que florestas preservadas ajudem desenvolvimento sustentável

(FAO/Giulio Napolitano)“O sucesso do trabalho da FAO em melhorar vidas vai depender muito de como equilibrar o uso e preservação dos recursos naturais”, afirmou o José Graziano da Silva.

ONU lança fórum online sobre desenvolvimento sustentável

Plataforma têm como objetivo continuar a discutir os temas propostos no documento final da Rio+20 com o intuito de criar uma agenda concreta e orientada para a ação.

ONU-HABITAT participa de fórum internacional sobre inclusão de bicicletas no transporte público

A integração da bicicleta ao sistema de transporte público foi o foco do Segundo Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta no Rio de Janeiro.

Estudo apoiado pelo PNUD ajuda a definir perfil e a formular políticas públicas para classe média brasileira

(Silvia Cavichioli/ PNUD Brasil)A iniciativa é um instrumento que será utilizado para definir o perfil desse estrato social e que servirá de insumo para nortear a formulação de políticas.

Movimento sindical deve estar na mesa da governança global, afirma Diretor da OIT no Brasil

Diretor Adjunto da OIT no Brasil, Stanley Gacek (OIT)Segundo Stanley Gacek, o fortalecimento das organizações sindicais vai contribuir com o desenvolvimento econômico.

ONU e parceiros promovem partida de futebol feminino na Rocinha pelo Dia Internacional da Paz

Jogo ocorreu na quadra esportiva da Rocinha (UNIC Rio / Felipe Siston)Jogo com jovens de comunidades cariocas teve apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), da Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro e da ONG Peace One Day, entre outros.

Servidores do Timor Leste participam de treinamento em Pernambuco sobre previdência social

(Cláudia Silva/OIT)A visita de cooperação técnica teve início na segunda-feira (17) e vai até o dia 28, com atividades práticas, teóricas, visitas e palestras tanto na Funape como no INSS.

ONU lança plano para combater mortalidade de mulheres e crianças

Ban Ki-moon concede remédio contra poliomielite a um bebê no município de Viana, Angola, em Fevereiro de 2012  Iniciativa quer melhorar o acesso e uso de medicamentos que tratem das causas de morte durante a gravidez e o parto e na infância.

ONU pede ações mais severas para evitar violência sexual em conflitos

Diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet. Foto: ONU Mulheres / Ryan BrownMulheres são desproporcionalmente afetadas pela violência sexual e baseada no gênero em situações de conflito. É preciso que governos punam os responsáveis e deem apoio às vítimas.

ONU apoia evento sobre direitos de mulheres com HIV em Atibaia

Oficina Saber para Reagir, Manaus, Maio 2011. Foto: UNAIDS.Evento teve objetivo de fortalecer o acesso de mulheres com HIV aos serviços de prevenção e tratamento.

Relatório da ONU classifica 177 países conforme impacto econômico e políticas de banda larga

O relatório Estado de Banda Larga 2012: Alcançar Inclusão Digital para Todos (ONU)O relatório destaca as formas como a banda larga está melhorando as vidas de pessoas em todo o mundo em termos de saúde, educação e sistemas de pagamento.

Nova iniciativa da ONU destina 1,5 bilhão de dólares para educação

Iniciativa da ONU vai doar 1,5 bilhão para melhorar o acesso e a qualidade da educação para crianças de todo o mundoA iniciativa vai incentivar a educação transformadora que vai dar às crianças as ferramentas e habilidades necessárias para o mercado de trabalho de hoje, afirmou o Secretário-Geral.

ONU saúda fechamento de campo de refugiados no Sri Lanka, um dos maiores do mundo

Uma menina e sua jovem mãe num campo de refugiados em Vavuniya, Sri Lanka (2009)Mais de três anos após o fim da guerra civil, as pessoas começam a retornar para casa, mas muitos não têm para onde ir.

Condição climática e tumulto social fazem do Sahel ‘tempestade de vulnerabilidade’, afirma Ban Ki-moon

(PMA/P. Behan)Para ajudar a situação local, o Secretário-Geral informou que a ONU está desenvolvendo uma estratégia regional integrada no Sahel para fortalecer as capacidades regionais para combater a insegurança e o respeito pelos direitos humanos.

PMA lança operação de apoio a 1,2 milhão de pessoas na República Democrática do Congo

Nas províncias de Kivu do Norte e do Sul, o PMA oferece assistência alimentar de emergência aos deslocados internos. (PMA / D. Pardon)O Programa Mundial de Alimentos (PMA) afirmou que o conflito se intensificou, com grupos de milícias lutando para estender suas zonas de influência.

Presidenta da Libéria agradece ONU por ajudar país a encontrar o caminho da paz

“A Libéria não é mais um lugar de conflitos, guerras e privações. Não somos mais o país de onde nossos cidadãos fogem, do qual nossos parceiros internacionais têm pena e nossos vizinhos temem”, declarou Ellen Johnson-Sirleaf.

ONU lança site para troca de experiências em transição pós-conflito

Capacetes azuis brasileiros no Haiti.Plataforma é aberta a agências governamentais e instituições da sociedade civil e visa estabelecer uma pareceria igual entre países que já passaram ou estão passando por situações pós-conflito.

‘Preciso de um Conselho de Segurança da ONU unido’, diz Representante Especial Conjunto para a Síria

Lakhdar Brahimi, Representante Especial Conjunto sobre a Síria. (ONU/SANA)O Representante Especial Conjunto das Nações Unidas e da Liga dos Estados Árabes sobre a Síria, Lakhdar Brahimi, participou de um encontro no Conselho de Segurança da ONU e de conversa com o Secretário-Geral sobre o tema.

Escritório de direitos humanos da ONU condena caricaturas anti-islâmicas como ‘duplamente irresponsáveis’

Rupert Colville, porta-voz do ACNUDH. Foto: UN Photo/Jean-Marc FerréAgência da ONU também voltou a condenar o filme com ofensas ao profeta Maomé e afirmou que o direito à liberdade de expressão não pode ser utilizado como justificativa para o discurso de ódio.

Ban Ki-moon pede apoio à Autoridade Palestina para evitar efeito desestabilizador no Oriente Médio

(ONU/Shareef Sarhan)Secretário-Geral da ONU enumera desafios para a criação do Estado Palestino, destaca urgência por 400 milhões de dólares e afirma que situação atual ‘não é sustentável’.

ONU condena assassinato de parlamentar e bombardeios suicidas na Somália

O Representante Especial do Secretário-Geral e chefe do escritório político da ONU para a Somália (UNPOS), Augustine P. Mahiga (UNPOS)O parlamentar Mustafa Haji Maalim foi morto por um homem armado. Dois dias antes, homens-bomba provocaram pelo menos duas explosões em um restaurante popular em Mogadíscio.

Iniciativa ‘Energia Sustentável para Todos’ é tema de eventos na África e Europa

(UNIDO)Fórum de Alto Nível em Gana vai discutir como compromissos da Rio+20 podem ser transformados em ações na região da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental. Exposição na Áustria destaca desenvolvimento Sul-Sul.

COI e UNESCO promovem 8ª Conferência Mundial de Esporte, Educação e Cultura

Missão da ONU patrocina "Dia dos Esportes pela Paz" na capital haitiana. UN PhotoEvento de 25 a 27 de novembro em Amsterdam, na Holanda, debaterá o valor do esporte como meio para o desenvolvimento social e econômico.

Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia de 2012 anuncia finalistas

Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia de 2012: Inovação tecnológica na saúdeBrasileiros estão entre os finalistas de prêmio, que tem apoio da UNESCO e cujo tema este ano é “Inovação tecnológica na saúde”.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas/

Nenhum comentário: