sábado, 29 de setembro de 2012

Sistema de ALERTA DE CHEIAS – Condições de chuva na Baixada Fluminense - Duque de Caxias



O sistema consiste de estações pluviofluviométricas telemétricas, instaladas estrategicamente na região. São monitorados, em tempo real, o regime pluviométrico e fluvial regional e suas variações extremas.
A localização das estações é determinada a partir de um mapeamento das áreas permeadas por rios e mais sensíveis a efeitos de enchentes. Os sensores são instalados em áreas adjacentes e dentro dos rios. Na Baixada Fluminense, são 10 estações de monitoramento, sendo 2 pluviométricas e 8fluviopluviométricas.
A cada 15 minutos, os dados recebidos na Central de Monitoramento permitem o acompanhamento da evolução do tempo e, assim, quando detecta-se a possibilidade de ocorrência de cheias, enviam-se às Defesas Civis Municipais através de e-mails, mensagens SMS ou telefone, avisos de alerta para a tomada de providências para proteger a população e diminuir os danos causados pelas enchentes.
As unidades de Defesa Civil locais recebem os alertas e ficam encarregadas de divulgar e auxiliar as Prefeituras na adoção de medidas preventivas nas regiões a serem afetadas, de modo a minimizar as consequências dos temporais.
O Centro de Controle Operacional do Inea repassa também diariamente boletins hidrometeorológicos para as Prefeituras e Defesas Civis. O sistema funciona em conjunto com outros órgãos que coletam e dispõem de informações no Estado, como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Companhia de Recursos Minerais (CPRM), Agência Nacional de Águas (ANA), GeoRio, Furnas e Aeronáutica.
Existem quatro estágios de alerta:
- vigilância (sem chuvas ou chuvas fracas e espaças/ nível de água normal);
- atenção (previsão de ocorrências de chuvas moderadas e fortes);
- alerta (registro de chuvas intensas/ subida do nível do rio acima do normal);
- alerta máximo (continuação da chuva/ rio atingindo 80% do nível de transbordamento).

Nenhum comentário: