quinta-feira, 12 de julho de 2012

Veja o vídeo da operação que prendeu agiotas em Duque de Caxias - Rio - O Dia Online

Rio -  O policial militar acusado de integrar uma quadrilha de agiotas cuja área de atuação é a Baixada Fluminense foi preso pela Corregedoria da PM na manhã desta quarta-feira. Rafael Souza de Campos é lotado no 4º BPM (São Cristóvão). Antes, outras duas pessoas haviam sido presas suspeitas de envolvimento com o esquema criminoso. Todos são acusados do crime de extorsão por agiotagem e de crime contra a economia popular na região. Veja o vídeo do SBT Rio sobre a operação
Foto: Divulgação
Na mansão do homem apontado como agiota foram apreendidos dois cofres, armas e documentos. Cinco veículos foram apreendidos. O PM é candidato a vereador no município. A polícia vai investigar se há um esquema de agiotagem na região. Policiais das quatro delegacias de Duque de Caxias (59ª, 60ª, 61ª e 62ª DPs) participaram da ação.

De acordo com o titular da 62ª DP (Imbariê), as investigações começaram há um mês após denúncia de uma vítima que se disse ameaçada. Ela apontou Fábio Gomes de Araújo como o agiota e o cabo PM Rafael Souza de Campos, lotado no 4º BPM (São Cristóvão), como o homem que fazia as ameaças para cobrar a dívida. Segundo a vítima, ele se identificava como Rafael do 15º (batalhão de Duque de Caxias). Contra eles foram expedidos mandados de prisão, além de outros quatro de busca e apreensão.
Na mansão de Fábio, na Rua Paraná, 124, os policiais encontraram os dois cofres lacrados, uma espingarda calibre 12 municiada, uma revólver calibre 38, notas promissórias, escrituras de terrenos e casas e uma pequena quantidade de ouro. Outros documentos foram recolhidos e serão analisados. Segundo o caseiro, identificado como Neguinho, o acusado dormiu no imóvel, mas tinha saído cedo, antes da chegada da polícia. Fábio acabou preso na casa da namorada, também em Santa Cruz da Serra.
Fábio Gomes foi preso em propriedade de namorada com piscina e criação de ganso | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Fábio Gomes foi preso em propriedade de namorada com piscina e criação de ganso | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
O policial militar foi preso em casa, no Jardim Anhnagá, em Duque de Caxias, por policiais da Corregedoria da corporação. Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão, os agentes encontraram um revólver calibre 38 na casa de Kleverland Ferreira da Silva. Ele acabou preso e será autuado por porte ilegal de arma.
Ainda na mansão de Fábio foram encontrados uma BMW, um Corolla, um furgão, uma picape e uma moto de 1000 cilindradas. A documentação dos veículos será analisada.
No imóvel também havia piscina, grande área de convivência social, churrasqueira, várias árvores frutíferas, um espaço para a criação de aves (havia um casal de gansos) e alguns quartos com suítes. Em dois deles foram encontrados sistema de câmeras de vigilância. Outros cômodos ainda recebiam acabamento.
O delegado Hilton Pinho disse que ainda não é possível afirmar se os dois principais suspeitos integrariam uma quadrilha de agiotagem, nem calcular o tempo que eles atuariam e o montante arrecadado com os supostos crimes.
"Nessa primeira fase trabalhamos com a denúncia, a prisão dos acusados e o recolhimento do maior número de provas. Iniciaremos agora a segunda fase colhendo o depoimento dos acusados e analisando a documentação e os materiais apreendidos, principalmente aqui na mansão", explicou o titular da 62ª DP, responsável pelas investigações.

Nenhum comentário: