terça-feira, 10 de julho de 2012

A área da saúde é a que mais vai contratar até 2020

Getty Images
Para começar a série de profissões que estão em alta no mercado de trabalho, vamos falar sobre uma das áreas mais promissoras: saúde. A área promete ganhar destaque maior nos próximos anos, devido o envelhecimento da população e, consequentemente, o aumento da expectativa de vida, o que faz com que profissionais que trabalham na área sejam mais valorizados.
A população está preocupada em obter qualidade de vida e, por isso, está investindo mais nos cuidados com o corpo. Por se tratar de uma área que cuida do bem-estar das pessoas, possui um mercado aquecido e uma grande demanda por profissionais capacitados. A área da saúde compreende diferentes profissões e áreas do conhecimento, como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, além de profissionais de educação física, serviço social, psicólogos, biomédicos e farmacêuticos.
Segundo uma projeção de empregos feita pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, sete das dez carreiras que mais vão contratar até 2020 são ligadas a área de saúde. São elas: Engenheiro Biomédico (1º), Radiologista (3º), Terapeuta Familiar (6º), Fisioterapeuta (7º), Dentista (8º), Fonoaudiólogo especializado em audiologia (9º) e Educadores em saúde e qualidade de vida (10º). O estudo é válido para os Estados Unidos, mas pode dar algumas pistas sobre o cenário brasileiro de carreiras quentes para o futuro próximo.
Para o coordenador do curso de Pós-Graduação a Distância em Saúde Pública do wPós, Luiz Henrique Hargreaves, o Brasil  ainda carece de assistência médica, o que faz com que milhões de brasileiros não tenham sequer acesso à saúde básica e, muito menos, aos cuidados necessários para prevenção e diagnóstico precoce de doenças. “A assistência de emergência é caótica, inclusive em grandes centros. Assim, todas as profissões de saúde se mostram extremamente necessárias” ressalta. Ele destaca, ainda, como desafio dos profissionais, a atuação na coletividade de forma a buscar soluções para problemas de saúde pública e comunitária.
 Segundo Hargreaves, a tecnologia contribui com o trabalho desempenhado pelos profissionais da área, mas a especialização é imprescindível para o exercício profissional. “A tecnologia aliada às pesquisas tem permitido avanços importantes na prevenção, diagnóstico e tratamento das mais variadas doenças, ao mesmo tempo em que se tem valorizado muito a qualidade de vida e a atuação multidisciplinar, porém é fundamental a especialização e a capacitação profissional”, afirma.
A presença do especialista na condição de um profissional que se aprofundou nos estudos de um determinado conhecimento é essencial para que o paciente receba a melhor atenção possível, pois, embora a tecnologia esteja desenvolvida, doenças e agravos à saúde sempre existirão. Assim, de acordo com o coordenador, profissionais da saúde serão sempre demandados, de forma a identificar situações que possam resultar em problemas, prevenir, diagnosticar e tratar doenças, aliviar o sofrimento e evitar mortes precoces.

Nenhum comentário: