sexta-feira, 30 de março de 2012

Apesar de aumento de violência, Cabral diz que Rio retoma paz

Acompanhado do prefeito Eduardo Paes (dir.) e do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, Cabral participou em Roma do encerramento do Encontro .... Foto: J.P.Engelbrecht/Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação
Acompanhado do prefeito Eduardo Paes (dir.) e do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, Cabral participou em Roma do encerramento do Encontro Internacional de Delegados da Juventude
Foto: J.P.Engelbrecht/Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação

No dia em que o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou o balanço da criminalidade no mês de fevereiro no Rio de Janeiro, apontando um aumento dos principais índices de violência no Estado, o governador Sérgio Cabral afirmou nesta sexta-feira que o Rio vive um momento de retomada da paz para milhões de famílias. Acompanhado do prefeito Eduardo Paes e do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, Cabral participou em Roma do encerramento do Encontro Internacional de Delegados da Juventude, que tratou dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude de 2013, a ser realizada na capital fluminense.
"Nós encaramos a Jornada Mundial da Juventude 2013 como um evento muito positivo para o Rio de Janeiro por gerar não só benefícios econômicos e sociais nos dias em que será realizado, como também por um benefício intangível e muito importante que é o da imagem perante o mundo. A imagem de uma cidade que resgatou a paz, que recuperou territórios antes dominados por criminosos, uma cidade que vem se encontrando com a pacificação. Por isso, a JMJ indo para o Rio agrega um valor extraordinário que não agregaria para qualquer outra cidade neste momento específico da história do Rio, de paz e pacificação para milhões de famílias", afirmou o governador.
Apesar de destacar a redução no número de ocorrências de roubos de rua - índice composto pelos indicadores de roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo -, o balanço do ISP aponta que o Estado teve aumento nos principais índices de violência - como homicídios, latrocínios e estupros - em fevereiro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2011.
De acordo com os dados compilados pelo ISP, foram registrados 380 homicídios dolosos no mês passado em todo o Estado, contra 368 ocorrências em fevereiro de 2011 - alta de 3,3%. Apesar de o ISP considerar um "pequeno número de casos" de latrocínio (roubo seguido de morte), as ocorrências deste tipo de crime dobraram em fevereiro de 2012, em comparação ao ano passado - de sete para 14 registros.
Também houve aumento de 14,2% nos casos de estupro - de 416 ocorrências em 2011 para 475 em 2012 - e de 28,4% nos roubos a residência - 81 casos em 2011 e 104 em 2012. Em relação ao roubo de veículos, o ISP registrou aumento de 31% das ocorrências (de 1490 para 1.953). Outros índices que registraram crescimento foram os de sequestros-relâmpago (de 5 para 18 ocorrências) e de pessoas desaparecidas (de 451 para 483).
Redução dos roubos de rua
De acordo com o ISP, o Rio de Janeiro apresentou em 2012 o melhor desempenho de todos os meses de fevereiro desde o ano de 2007 em relação ao indicador estratégico de roubos de rua. Foram registrados 5.331 roubos em fevereiro de 2012, contra 5.846 ocorrências em 2011 e 5.500 em 2007. Outros índices que registraram queda foram os de extorsão (16%) e saidinha de banco (21%).
Com informações do Jornal do Brasil.

Nenhum comentário: