sábado, 31 de março de 2012

12 Coisas que você tem que saber sobre os nerds | Formula Geek

1


Muitas empresas estão tratando o profissional de informática/TI como funcionário comum. Engana-se a empresa que o faz.
Digo isso porque o profissional de TI não é um profissional comum. Ele tem necessidades especiais, horários diferenciados (afinal de contas não se liga o cérebro com um botão), precisa de motivação, ambiente, etc.
Desta forma, exponho aqui, 12 coisas que todos deveriam saber sobre o profissional de TI.
Horário flexível:
Realmente, bater ponto em trabalho intelectual é nojento. Ainda vamos conseguir abolir o “das 8 as 18″ das nossas regras de trabalho. Não se pode apertar o start pra que o cérebro comece a funcionar. Trabalho intelectual não pode ter horário pra acontecer.
Internet liberada:
Não adianta usar o método mais Jaspion do mundo pra evitar que o nerd navegue. Nerds navegam enquanto trabalham, e isso é fato. E conseguem produzir mesmo assim. Tire isso dele, e ele vai perder centenas de horas tentando burlar o sistema. Horas essas em que ele poderia estar trabalhando numa boa.
Cantinho sossegado:
Ninguem merece ter de tentar se concentrar no meio do falatório alheio. Não jogue o profissional de TI no meio de outras pessoas, departamento de marketing, comercial ou afins.
Lugar pra comer:
Nerds e geeks comem. Parece incrível né, mas eles comem. E são meio, digamos… “mão de vacas” com isso. Portanto não custa deixar um microondas à mão para o almoço e eventuais boquinhas.
Café:
Todo mundo sabe que nerd não vive sem café, então essa é só pra lembrar.Uma cafeteira não custa R$50,00 hoje em dia. Ou seja, não custa manter uma à disposição.
Computador decente:
Deveria ser um dos primeiros itens dessa lista. :) Acho que nem precisa dizer mais nada né. Nerd não gosta de micro lento, sistema operacional antigo, etc.
Não empurre softwares goela abaixo do nerd:
Nerds e geeks tem suas preferências em termos de editores, softwares e derivados. Tá certo que existem empresas que possuem políticas quanto à softwares originais e etc. E acho isso muito válido. Porém, lembrando que os nerds são meio muquiranas, certamente eles conhecem as melhores opções free.
Poder ouvir música:
Tirar o media player da máquina? Que coisa escrota, e tem empresa que faz isso! Mas só digo uma coisa: Não resolve. Ainda mais com o aumento da quantidade de mp4, mp5, ipods, iphones, smartphones no mercado.
Quanto mais insatisfeito, mais relaxado:
O profissional de TI, quando está “pelos tubos”, insatisfeito com alguma coisa, principalmente se esta coisa não tem (ou não dão pra ela) uma solução, começam a ficar relaxados. Mesmo que não queiram. Nerd não trabalha desmotivado. São como bebês, precisam de atenção constante.
Em briga de nerds, geek não mete a colher:
Fato! Se você vir dois nerds “da pesada” brigando, discutindo sobre algum assunto, principalmente se forem dois caras admirados, ou profissionais respeitados, você pobre mortal, não se meta. Nem tente apartar, pois em briga de nerds, o máximo que você pode fazer pra guardar lembrança é apertar o Print Screen.
Festinha de empresa:
90% dos nerds não gostam da obrigatoriedade do comparecimento em festinhas ou happy hour de empresas. Nem nas suas próprias festas eles vão. Não insista.
Nerds viram mercenários quando não são respeitados:
É assim mesmo. Quando o profissional não é respeitado, ele parte pro “quem paga mais” e simplesmente se manda. E valorizar o profissional não custa nada.

Nenhum comentário: