sábado, 6 de dezembro de 2014

Sol aparece e enche praias, no 1º dia de restrição de carros na Zona Oeste

Tempo surpreendeu e levou banhistas a Ipanema (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)Tempo surpreendeu e levou banhistas a Ipanema (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)
Contrariando a previsão de céu nublado a parcialmente nublado com chuva isolada, o sábado (6) ficou ensoladrado no Rio e encheu as praias da cidade. A temperatura máxima registrada, de 24,6°C (na Saúde), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também foi bem diferente da prevista, que era de 30°C. A mínima foi de 18,1°C, no Alto da Boa Vista.

O dia de sol coincidiu com o primeiro dia da restrição ao acesso de veículos às praias de Grumari e Prainha, na Zona Oeste do Rio, nos fins de semana e feriados. Segundo a prefeitura, o controle – que ocorrerá de 7h às 19h – tem o objetivo de preservar a natureza e coibir a desordem.
Neste domingo (7), a previsão é de outro dia sem chuva, mas com nuvens. O calor deve aumentar na capital, segundo o Inmet, que prevê variação de 19°C a 32°C.
Das 9h às 15h, o acesso poderá ser fechado se não houver vagas no estacionamento. A decisão também visa cumprir as determinações da certificação internacional Bandeira Azul, concedida ao Parque Natural da Prainha, segundo a subprefeitura.
Já no primeiro dia, segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), dois flanelinhas foram detidos. Eles foram encaminhados para a 42ª DP (Recreio). A fiscalização também notificou 12 barraqueiros que atuavam na praia, além de desmontar duas tendas montadas irregularmente e encerrar um churrasco realizado na areia.
Amigas pegam sol no Leblon (Foto: Dan Fella / Arquivo pessoal)Amigas pegam sol no Leblon (Foto: Dan Fellas / Arquivo pessoal)
Estacionamento proibido
O estacionamento ao longo da Estrada da Prainha também fica proibido. A recomendação da subprefeitura é que os banhistas cheguem cedo, de bicicleta ou a pé, já que o acesso de carro será limitado ao número de vagas no estacionamento. Os carros que estiverem parados irregularmente estarão sujeitos a multa e reboque.
Segundo o subprefeito Alex Costa, o controle acontecerá durante todo o verão. Aos sábados, domingos e feriados, o acesso de carros a Grumari e Prainha será fechado assim que a capacidade do estacionamento, de cerca de 800 veículos – 200 na Prainha e 600 em Grumari – tiver sido atingida, com controle nos principais acessos das 7h às 18h. Os acessos serão controlados e fechados na Avenida Estado da Guanabara com Estrada do Pontal e na Estrada de Grumari com Estrada Roberto Burle Marx, quando houver a total ocupação das vagas de estacionamento.
Será reforçada a vigilância a ambulantes, distribuição de produtos e práticas ilegais na praia como churrasco, venda de bebidas em garrafas de vidro ou esportes como frescobol. Festas, em estilo luau, com música e tochas na areia, não são permitidas e também serão alvo de fiscalização, segundo a subprefeitura.
A operação em Grumari e Prainha terá apoio da Guarda Municipal, da CET-Rio, da Comlurb, da Secretaria de Operações Especiais e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Posto 6, em Copacabana, ficou cheio de praticantes de stand up paddle (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)Posto 6, em Copacabana, ficou cheio de praticantes de stand up paddle (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)
Conscientização
No domingo (7), a partir das 10h, a Comlurb e a Associação de Amigos e Surfistas da Prainha (Asap) promovem uma ação de conscientização de limpeza das praias. Os frequentadores assíduos da Prainha vão distribuir sacolas plásticas e recolher o lixo espalhado na areia. O presidente da Asap, Antonio Abrantes, explica que ainda há muitos banhistas que não têm o cuidado de juntar o lixo para depois depositá-lo nas caçambas que ficam ao longo da praia.
“Tem gente que até leva a sacola plástica, mas depois deixa na areia, à espera que um gari faça esse trabalho de recolher. Queremos que todos cuidem do seu lixo e façam o descarte adequado para mantermos a praia limpa, especialmente no verão, quando o público flutuante é muito grande”, afirma Abrantes.
A Comlurb participa com Campanha Lixo Zero.  O grupo “Chegando de surpresa”, e o gari Renato Sorriso, vão animar os frequentadores com músicas sobre limpeza urbana e meio ambiente.   Equipes do Lixo Zero falarão a moradores e visitantes sobre a importância de descartar o lixo corretamente, mantendo limpa a praia.
Bandeira Azul
Desde 2012, o Parque Natural da Prainha conta com o certificado Bandeira Azul, da ONG Foundation For Environmental Education (Fundação para a Educação Ambiental), uma certificação internacional concedida a praias e áreas costeiras que cumprem 33 exigências divididas em quatro áreas: educação e informação ambiental, qualidade da água do mar, segurança e gestão ambiental. As exigências visam a tornar possível o aumento da visitação com a preservação do ambiente natural.
Este ano, além da rampa de acessibilidade construída em madeira, foi instalada uma esteira móvel que permite a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida se deslocarem pela areia até mais próximo à beira da água.

Nenhum comentário: