terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Jornal do Brasil - Ciência e Tecnologia - Cremerj apoia programa de combate à dengue da Associação Comercial do Rio


Médicos terão capacitação complementar e pacientes serão monitorados por SMS

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) formalizou apoio ao programa Junta Rio pela Saúde – Cuidado com a Dengue, coordenado pelo Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro. A iniciativa oferececapacitação complementar para equipes de emergência em 85 hospitais privados para diagnóstico e tratamento de casos da doença.

“Há uma real possibilidade de uma grave epidemia de dengue em todo o estado do Rio de Janeiro. As unidades públicas de saúde e os hospitais e clínicas particulares devem atuar em conjunto, com ênfase na preparação de médicos e de infraestrutura para atender a população”, defende a presidente do Cremerj, Márcia Rosa de Araújo.

No total, cerca de 500 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, foram capacitados para utilizarem o manual da dengue 2012 do Ministério da Saúde. Grupos de profissionais, formados por representantes de cada plantão de emergência privada do Rio de Janeiro, receberam treinamento teórico e prático realizado no Centro Berkeley de Simulação Médica, com utilização de treinamento robótico.

Segundo dados do presidente do Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da Associação Comercial, o médico Josier Marques Vilar, no último ano 4.165 casos de dengue foram diagnosticados no estado como graves, sendo que 135 deles evoluíram para morte. “O objetivo do investimento em treinamento dos médicos e acompanhamento dos pacientes é que o Rio de Janeiro possa reduzir drasticamente a taxa de letalidade relacionada à dengue”, pontua Vilar.

Supervisão online

O projeto fará ainda a supervisão de todos os pacientes de dengue atendidos nos serviços de emergência e pronto-atendimento privados do estado, orientando o seu retorno ao serviço de emergência de acordo com a indicação do médico.

Pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue que forem liberados para casa serão monitorados por SMS, diariamente e por centrais de call center, durante os dias subseqüentes. As mensagens alertarão quando deverá ser feita a reavaliação clínica e, no caso de não-comparecimento, o contato passa a ser por telefone.

Projeções

Baseado nos registros de anos anteriores, o estudo traça uma projeção para o número de casos de dengue na cidade do Rio de Janeiro até setembro. São previstos 103.961 atendimentos da doença no total, sendo 58.496 na rede privada e 45.492 nos hospitais públicos. Abril é o mês que mais preocupa, concentrando o maior número de casos.

O estudo também projetou os bairros mais propícios para o registro de pacientes com dengue. A região de maior risco é Jacarepaguá, com 505 casos diários previstos para abril, seguida por Campo Grande (284), Santa Cruz (195) e Bangu (166). Entre os bairros analisados, Copacabana é o em melhor situação, com a previsão de 26 atendimentos diários

Nenhum comentário: