sábado, 28 de janeiro de 2012

Fina Estampa

Casa de Griselda vira atração turística no Rio

Imóvel modesto utilizado pela Globo como locação para moradia da personagem antes de ganhar na loteria, é um animado point do verão carioca, com cerveja, sardinha e pagode

Patrícia Villalba
Casa usada em 'Fina Estampa' como residência de Griselda vira ponto turístico no Rio de Janeiro: cerveja, sardinha e pagode aos domingos

Casa usada em 'Fina Estampa' como residência de Griselda vira ponto turístico no Rio de Janeiro: cerveja, sardinha e pagode aos domingos (Patrícia Villalba/22-01-2012)

Na novela Fina Estampa, Griselda ganhou na loteria e já mora há tempos num dos condomínios chiques da Barra. Mas é certo que a personagem de Lilia Cabral está perdendo um dos pontos mais animados deste verão no Rio: aquela casinha sem reboco, janelas e portas verdes, estrategicamente plantada na Praia dos Amores, no Canal de Marapendi.

Há uma verdadeira peregrinação de cariocas e turistas, que passam pela "casa de Griselda" para tirar uma foto. Chegam tímidos, meio sem jeito – “Vai que o dono fica bravo...”, parecem pensar -, mas logo são recebidos pelo simpático Alexandro, filho do seu Gabriel, o verdadeiro dono da casa.

Alex Carvalho/TV Globo

Lilia Cabral, a Griselda de 'Fina Estampa

Lilia Cabral, a Griselda de 'Fina Estampa': visitantes a procuram dentro da casa-cenário

A família mora ali e mantém há 25 anos o Bar da Baiana, que vende cerveja gelada e sardinha frita simples e honesta. “Vamos lá conhecer, quer ir ao banheiro?”, vai logo dizendo Alexandro, contando que o movimento aumentou uns 60%, 70% desde que a novela estreou, em agosto. “A Griselda é boa madrinha!”, comemora, com razão. Quem vai tirar uma foto acaba ficando para tomar e comer alguma coisa.

Enquanto isso, todo comentário que se ouve em volta tem a ver com as peripécias da heroína da novela. “Quando será que ela vem aqui, hein?”, divaga uma senhora, em conversa com uma amiga. “Agora é o Pereirinha que mora aí!”, lembra a outra.

A equipe da novela adaptou o imóvel do seu Gabriel, que ocupa com a família apenas o andar. Por isso, a alegria dos visitantes dura até a porta de entrada, quando se vê que dentro da casa não há nada além dos engradados do bar. As cenas na sala da dona Griselda, quando pobre, foram gravadas num estúdio no Projac, longe dali, em Jacarepaguá. “Não tem nada lá dentro!”, diz uma menina, desolada, afogando as mágoas numa Fanta Uva.

Amantes confessos da cidade, os mineiros, segundo o pessoal do bar, são os que mais frequentam a casa da Griselda. “Tem dia que chega até ônibus de excursão”, conta o garçom, que se apressa em fazer propaganda do pagode que rola todo domingo (no último, com mais de 200 pessoas). O grupo é o Tá Gostando, a animação é total – e a lotação só faz refletir o sucesso da novela.

Mas para encontrar alguém “de verdade”, só contando com a sorte. Agora, a locação só é utilizada quando tem algum barraco de Teodora (Carolina Dieckmann) ou do Pereirinha (José Mayer) fora de casa.

Nenhum comentário: