terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DIVULGAÇÃO SOCIAL


Estado reacional e perfil nutricional em portadores de hanseníase acompanhados na rede de atenção primária à saúde da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil.


Autores:
Rosa Maria Natalli Montenegro, Eliana Zandonade, Maria Del Carmen Bisi e Lucia Martins Diniz


Introdução:
O presente estudo investigou a hanseníase quanto à apresentação clínica, perfil sociodemográfico, nutricional e alimentar de pacientes diagnosticados nas Unidades de Saúde dos municípios da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil, no período de janeiro a dezembro de 2009.

Métodos: Foram estudados 152 pacientes de ambos os sexos, em início de tratamento poliquimioterápico. Foram coletados dados sociodemográficos, antropométricos, bioquímicose de alimentação a partir de um questionário de frequência alimentar (QFA) validado e adaptado. Foi calculado o índice de massa corporal (IMC) para avaliação do estado nutricional.

Resultados: O estudo mostrou que: 79 (52%) dos participantes eram do sexo feminino, a média de idade foi de 40,4 anos (± 16,9); 81 (53,3%) possuíam vínculo empregatício; a média de anos de estudo foi de 7,1 (± 4,5). Em relação à doença, 79 (52%) eram multibacilares e 73 (48%) paucibacilares. O índice baciloscópico foi negativo em 125 (82,2%) pacientes. O excesso de peso foi identifcado em 11,8% e 5,3% apresentaram baixo peso. O arroz e o feijão foram os alimentos relatados com maior frequência de consumo, 87,3% e 88,7% respectivamente.


Conclusões: O
estudo demonstrou que ações simples, iniciadas na atenção primária à saúde,podem auxiliar na melhoria do acompanhamento a portadores de hanseníase.

Palavras-chaves: Hanseníase. Avaliação nutricional. Avaliação alimentar
Artigo publicado no Caderno de Saúde Pública - 2012, vol.28, n.1, pp. 31-38.

artigohanseniase


Nenhum comentário: