sábado, 1 de fevereiro de 2014

Erupção de vulcão na Indonésia mata ao menos 11 pessoas

Governo retirou dezenas de milhares de residentes de perto da área.

Sinabung é um dos cerca de 130 vulcões ativos no país.



Habitante da vila Sukameriah corre após o vulcão Monte Sinabung entrar em erupção neste sábado (1), na ilha ocidental de Sumatra, na Indonésia (Foto: S Aditya/Reuters)Habitante da ilha ocidenteal de Sumatra corre após o vulcão Monte Sinabung entrar em erupção neste sábado (1), na Indonésia (Foto: S Aditya/Reuters)
O vulcão Monte Sinabung na Indonésia entrou em erupção e matou pelo menos 11 pessoas na ilha ocidental de Sumatra, no sábado (1º), disse um alto funcionário do governo.
O vulcão tem se tornando cada vez mais ativo nos últimos meses, expelindo regularmente colunas de cinzas de vários quilômetros para o ar. O governo retirou dezenas de milhares de residentes de perto da área.
"Onze pessoas foram mortas por causa da erupção nesta manhã e o número pode aumentar. Neste estágio não foi possível fazer qualquer evacuação na área por causa da possibilidade de novas erupções", disse o membro da equipe presidencial Andi Arief à Reuters.
Sinabung é um dos cerca de 130 vulcões ativos no país mais populoso do mundo, que fica ao longo do chamado "Círculo de Fogo", cinturão vulcânico em torno das margens do Oceano Pacífico.
A erupção vulcânica mais mortal na Indonésia nos últimos anos foi do Monte Merapi, perto da cidade densamente povoada de Yogyakarta, no centro de Java. O vulcão entrou em erupção no fim de 2010, matando mais de 350 pessoas.
Aldeões andam sobre cinzas enquanto carregam uma vítima da lava quente do Monte Sinabung, na ilha ocidental de Sumatra, na Indonésia  (Foto: S Aditya/Reuters)Aldeões andam sobre cinzas enquanto carregam uma vítima da lava quente do Monte Sinabung, na ilha ocidental de Sumatra, na Indonésia (Foto: S Aditya/Reuters)

Nenhum comentário: