domingo, 16 de outubro de 2011

Teste seu conhecimento no QUIZ do Jornal Ciência sobre a reciclagem!

Na natureza nada se perde. Esta afirmação parece ser uma simples frase, mas é uma verdade inconveniente para os governos de muitos países. É mais fácil pegar a sujeira do quintal e jogar para de baixo do tapete. O Jornal Ciência criou um divertido game para você testar seus conhecimentos sobre a reciclagem do lixo!

Economizar energia, poupar e preservar os recursos naturais, reutilizar materiais são ideias que estão imersas no processo de reciclagem. É inegável que a maioria de nós tem consciência da escassez e do esgotamento das fontes naturais não renováveis, mas mesmo assim muito pouco é feito para criar uma consciência ambiental e tentar amenizar algumas situações já em estados alarmantes como a poluição.

Por ano o nosso planeta produz aproximadamente 400 milhões de toneladas de lixo e esta quantidade estúpida de resíduos se configura como um dos maiores problemas modernos, visto que não existem locais suficientes para que este material seja depositado sem prejudicar a saúde da natureza.

A questão ambiental precisa ser percebida como um fator de comprometimento pessoal e não como algo que apenas os governantes ou organizações não governamentais devem se preocupar. Se cada um de nós produz em média 1 Kg de lixo por dia nós também somos responsáveis pela destruição ambiental que estes resíduos têm gerado.

Uma forma de reverter, ou pelo menos amenizar estes problemas é desenvolver a cultura da reciclagem. É preciso perceber as grandes possibilidades apresentadas pela diversidade de materiais que compõem o lixo. As garrafas PET podem ser transformadas em tecido para fazer calças jeans; o plástico pode ser convertido em matéria-prima para capacetes, mangueiras, cordas, sacos, para-choques. Reciclar também está relacionado com a ideia de preservar, como por exemplo, uma tonelada de plástico reciclado economiza 130 quilos de petróleo; reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores e diminui em mais de 70% a poluição do ar durante o processo de fabricação. Vários tipos de papéis podem ser reciclados por mais de seis vezes.

O alumínio quando reciclado apresenta um nível de aproveitamento muito próximo dos 100% e assim pode retornar para as linhas de produção industrial. Também existem possibilidades de reutilização do lixo orgânico que pode ser transformado em adubo para a agricultura.

Desta forma percebemos que o processo de reciclagem beneficia a sociedade, o meio-ambiente e a economia. E que o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio-ambiente.

Antes de começar seu teste, vamos ficar por dentro de alguns benefícios que a reciclagem traz:

1º - Os aterros sanitários são poupados quando reciclamos. Isso ajuda a prolongar sua vida útil;

2º - Com a reciclagem é possível transformar lixo em dinheiro. Quando existem projetos sociais sérios que levam em consideração a real questão do lixo e sua interação com as comunidades carentes, todos saem ganhando! Através da consciência ambiental é possível gerar renda para milhares de famílias que catam, de forma desumana, seu meio de subsistência nos amontoados de lixos urbanos e rurais.

3º - Cria uma indústria de produtos ecologicamente corretos e socialmente responsáveis, transmitindo uma imagem amigável as empresas que compram ou incorporam tais produtos em sua cadeia produtiva;

4º - Aumenta o poder de concorrência da indústria, criando um mercado paralelo entre os produtos que utilizam matérias primas da natureza e os que reutilizam aquilo que já foi retirado, poupando as fontes naturais e os recursos cada dia mais escassos.

Esses são apenas alguns tópicos que podemos levar em consideração ao pensarmos na questão da reciclagem. Aos governos, fica a dica: invistam na reciclagem, a sociedade só tem a ganhar.

Game produzido por Pedro Lemos de A. Júnior

Nenhum comentário: