domingo, 21 de agosto de 2011

Só Ciência

Surfe no Sol?

Esta sexta-feira está um dia lindo de Sol no Rio, o que, embora a previsão seja de que uma frente fria feche o tempo no fim de semana, animou-me a fazer este post trazendo na imagem da semana observações sem precendentes de ondas na superfície do Sol realizadas pelo Observatório de Dinâmica Solar (SDO) da Nasa. Conhecidas como ondas Alfvén, elas carregam mais energia do que se achava e acredita-se que podem ser os principais fatores por trás de dois fenômenos ainda pouco conhecidos de nossa estrela: o grande aquecimento de sua atmosfera, a corona, mais quente que a própria superfície do Sol, e os ventos solares que atingem velocidades de até 2,4 milhões de quilômetros por hora.

Segundo Scott McIntosh, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos EUA e que publicou artigo sobre as ondas Alfvén na edição desta semana da "Nature", elas viajam para cima e para baixo das linhas do campo magnético do Sol da mesma forma que as vibrações percorrem uma corda de um instrumento musical. Assim, o material em volta do Sol, um gás eletricamente carregado chamado plasma (que pode até cair como "chuva" de volta na superfície do Sol), movimenta-se em conjunto com as linhas do campo e pode ser visto pelo SDO.

Outro impressionante fenômeno solar que tem dado sinais de intensa atividade nás últimas semanas são as chamadas ejeções de massa coronal (CME), muitas vezes registradas pelo SDO e pelo também observatório solar SOHO. Desta vez, no entanto, a entrada em funcionamento das naves STEREO, que produziram a primeira visão global de nossa estrela este ano, permitiu que os cientistas observassem o que acontece com essas erupções no caminho rumo à Terra e para além do Sistema Solar (na foto acima). Há um interessante vídeo está na página da Nasa que mostra e explica tudo (em inglês). Infelizmente ainda não está disponível opção para incorporá-lo aqui no blog, então não deixem de passar por lá e ver. Acabou de entrar versão para incorporação, então vejam o vídeo abaixo. Realmente vale a pena!


Nenhum comentário: