sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Minisséries brasileiras, um tesouro da TV brasileira


Há décadas, canais de TV nacionais produzem e veiculam diversas minisséries que variam bastante de temática, orçamento, tamanho e qualidade. Quase todos nós assistimos a pelo menos uma delas, e muitas são lembradas pelos telespectadores anos após sua conclusão.
Dos canais abertos mais tradicionais como Globo, Record e Bandeirantes, até os canais por assinatura mais arrojados como a HBO Brasil (Mandrake ) e a FOX (9mm: São Paulo ), estas minisséries nacionais existem em quantidade abundante. Daí, destacar as melhores é um desafio ingrato, uma vez que com toda certeza várias obras de grande qualidade não serão citadas.
Sua minissérie predileta ficou de fora? Concorda ou discorda das que estão na lista? Comente!


Grande Sertão: Veredas (Rede Globo, 1985)
Elenco: Tony Ramos , Bruna Lombardi , Tarcísio Meira , Mário Lago e outros.
Adaptação da famosa obra homônima de Guimarães Rosa era tida como inadaptável até então - o livro já é algo bastante complicado de ler, extenso, denso e sem capítulos - mas a minissérie foi muito bem produzida e bem recebida pelo público, atingindo grandes picos de audiência. Como o livro, conta a a história de Riobaldo e suas andanças como jagunço no início do século XX pelo sertão de Minas, Goiás e sul da Bahia, quando tropas federais lutavam contra forças provincianas de jagunços. Aventura, vingança, amizade e amor são as temáticas principais, com um dos personagens mais emblemáticos da literatura nacional: Diadorim, interpretado magistralmente por Bruna Lombardi. Ela foi tão elogiada por seu trabalho que ganhou como prêmio o papel de protagonista na minissérie," Memórias de um Gigolô" com o saudoso Lauro Corona. Tony Ramos e Tarcísio Meira também estavam em um dos melhores momentos de suas carreiras. Além disso, as locações usadas eram maravilhosas, mostrando as belezas do sertão brasileiro.

Nenhum comentário: