Brasília, 13 out- A presidente Dilma Rousseff viajará na próxima semana para a África do Sul para assistir à Cúpula do IAS, que ambos países integram com a Índia, e depois fará visitas a Moçambique e Angola.
Segundo a Secretaria de Informação da Presidência, Dilma viajará para Pretória na próxima segunda-feira e participará no dia seguinte da Cúpula do Fórum do Diálogo Índia-Brasil-África do Sul, na qual fontes diplomáticas anteciparam que serão tratados, entre outros assuntos, o impacto da crise financeira global e suas possíveis soluções.
Brasil, Índia e África do Sul são três das principais economias emergentes do planeta e a Cúpula do IAS servirá, além disso, para cotejar as posições que cada um desses países manterá na reunião de líderes do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes), prevista para acontecer em Cannes (França), no próximo mês de novembro.
Após sua participação no encontro do IAS, Dilma viajará para Maputo, onde na quarta-feira realizará sua primeira visita oficial a Moçambique.
No dia seguinte fará o mesmo em Angola, outro país com o qual Brasil mantém uma ampla agenda de cooperação, emoldurada na decisão do Governo de considerar as relações com a África entre suas prioridades de política externa.
A visita da presidente para Luanda representará a última escala de sua viagem, que será a primeira ao continente africano desde que chegou ao poder. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário