quinta-feira, 6 de outubro de 2011

câncer de mama

DivulgaçãoOutubro é o mês internacional de prevenção ao câncer de mama. Por conta disso, a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso – MT Mama - em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) - promove uma série de ações, que visam conscientizar a população local com a campanha nacional Outubro Rosa, lançada na última quarta (5), na tradicional igreja Bom Despacho, na capital.

O câncer de mama é uma doença que atinge milhares de mulheres pelo mundo. Última estimativa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) revela que no Estado são cerca de quatrocentos casos e na capital cento e dez.

Os homens também não estão imunes, apesar da incidência ser menor nesse público. Em Mato Grosso, no ano de 2005, foram registrados 276 casos de câncer de mama em mulheres e dois em homens.

A doença é silenciosa. O câncer normalmente não dói. Contudo, a mulher deve ficar atenta a qualquer alteração nas mamas. O surgimento de nódulo (caroço), por exemplo, é um indício.

Por este motivo, é muito importante o exame de toque, que consiste simplesmente em apalpar as mamas, as axilas e a região do pescoço e clavículas. Há outros exames que detectam a doença: mamografia e Raio X, mas estes são solicitados pelo médico em consultas de rotina.

Existem vários tipos de tratamento para o câncer de mama, quem define o mais adequado é o especialista chamado mastologista, que trata desse tipo de doença. Durante esses próximos dias, a MT Mama fará diversas palestras sobre o tema.

Na próxima sexta (7), voluntárias estarão na Praça Alencastro ensinando a população a fazer o exame de toque. Na segunda (10), às 8h30, será feita uma palestra educativa no Posto de Saúde do bairro Pedra 90.

No dia 12, das 8h30 às 18h, a associação promove a Caminhada dos Amigos do Peito, no Parque Mãe Bonifácia. Por fim, no dia 19 será realizada, às 8h30, uma outra palestra educativa no Posto de Saúde do bairro Três Barras, que encerra o ciclo de atividades da campanha.

As suspeitas devem ser consideradas. Se você detectar algum caroço marque imediatamente uma consulta com um clínico geral. Em Mato Grosso, há três locais especializados no tratamento do câncer de mama: Hospital do Câncer, que é referência no assunto, Hospital Geral Universitário e a Santa Casa de Misericórdia, todos ficam em Cuiabá. Para ser atendido nesses três locais, através do Sistema Único de Saúde (SUS), é imprescindível que o paciente tenha em mãos o encaminhamento do especialista, que é fornecido após consultas em policlínicas. Essa metodologia é adotada em todo o Estado.

Outubro Rosa

É um movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.


Adrianne Brandy – Da redação

Foto: Divulgação

Nenhum comentário: