Saudades de Herbert de Souza, Betinho
9.ago.2011
|
|
Há 14 anos atrás o Brasil perdia um dos maiores ativistas contra a fome e contra a miséria da nossa história. Seu nome? Herbert José de Souza, Betinho, uma pessoa que faz muita falta na luta pelo fim da miséria e pela dignidade humana.
Betinho era sociólogo e lutou bravamente contra a ditadura militar, mas sua principal luta foi mesmo contra a fome. Criador do movimento “Ação e Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, Betinho acreditava que, como ele mesmo dizia, “só a participação cidadã é capaz de mudar o país”. Morreu já muito debilitado pela AIDS no dia 9 de agosto de 1997, doença que ele contraiu em uma transfusão de sangue que fazia rotineiramente devido a sua hemofilia. É importante lembrar que foi a sua concepção que deu origem a programas de renda mínima como o Bolsa Família, Fome Zero, Restaurante Popular e outros.
Betinho era e continua sendo um exemplo para aqueles que querem fazer política com o coração, afinal, parafraseando o sociólogo, não existe democracia com fome e sofrimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário