Mostra se junta a outras duas que estão em cartaz, ‘Imagens do Céu Ontem e Hoje’ e ‘Moluscos: Joias da Natureza’
O que é energia nuclear? De que forma ela é processada e criada? Qual a sua diferença para outras fontes de energia? Para que ela serve? Essas e outras perguntas serão respondidas a partir desta quinta-feira, 4, com a abertura da exposição “Energia Nuclear” no Museu Ciência e Vida. A mostra é uma parceria entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Casa da Ciência (UFRJ) e conta com o apoio da Finep e da Faperj. O museu fica na rua Aílton da Costa, s/nº, em Duque de Caxias.
A exposição “Energia Nuclear” se junta a outras duas que já estão em cartaz no museu, a “Imagens do Céu Ontem e Hoje”, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), e “Moluscos – Joias do Mar”, do Museu de Zoologia da USP, que está pela primeira vez no Rio de Janeiro. O Museu Ciência e Vida funciona de terça a domingo. De terça a sexta-feira, o horário de visitação é de 9h às 17h, e aos domingos e feriados o local fica aberto das 13h às 17h. A entrada é gratuita e o telefone para contato é (21) 2671-7797. Mais informações podem ser obtidas no site www.museucienciaevida.com.br.
- Duque de Caxias e a Baixada Fluminense estão ganhando conhecimento e cultura com o Museu Ciência e Vida. As três exposições podem receber a visita de alunos, o que contribui para a formação e o aprendizado. Crianças, jovens e adultos estão tendo a chance de aprender com diversão – diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
Energia Nuclear
Considerada uma fonte limpa, a energia nuclear está presente em diversos materiais, que podem ser encontrados no solo, na água, no ar, nas plantas, nos animais e até nos alimentos. Entre as atrações da mostra está uma máquina que revela a presença de componentes radioativos até mesmo no feijão. A exposição terá um espaço interativo, com jogos e vídeos, entre outras atrações. O visitante ainda terá a oportunidade de manipular os elementos da tabela periódica, analisar e detectar amostras radiativas, confeccionar átomos e controlar a radiação dos alimentos, além de outras novidades.
A exposição terá, também, diversas atividades paralelas. Diariamente, serão exibidos vídeos sobre energia nuclear. Aos sábados e domingos, das 14h às 16h, jogos e brincadeiras vão animar os visitantes. Também aos sábados e domingos, mas às 15h, haverá contação de historias em quadrinhos sobre energia nuclear com personagens conhecidos, como Homem-Aranha, Formiga Atômica, Capitão Átomo, Hulk e Tartarugas Ninja. E aos sábados, às 10h e às 14h, será realizada a oficina “Atomóbile”, para a construção de um móbile inspirado no modelo atômico de Bohr.
Imagens do Céu e Moluscos
Outras duas exposições seguem em cartaz no Museu Ciência e Vida. A mostra “Imagens do Céu Ontem e Hoje” apresenta, com recursos interativos, textos informativos, experimentos, imagens, jogos, filmes, animações e curiosidades sobre o céu. Quem visitar a exposição terá a oportunidade de ver de perto os famosos meteoritos de Uruaçu, que caíram no Brasil. A maior peça chega pesar aproximadamente 25 quilos. O material vem do acervo do Museu Nacional-UFRJ. Outro destaque é o interativo “Passeio na Lua”, também do Museu Nacional, que irá simular, em realidade virtual, uma caminhada na lua. O visitante colocará um capacete e, através de um espelho, visualizará o teto onde estão as crateras e, caminhando sobre um colchão, terá a sensação de pisar no solo lunar.
Já a exposição “Molucos – Joias do Mar” apresenta toda a exuberância de um dos maiores grupos em biodiversidade do mundo. A mostra retrata em detalhes a composição estrutural dos moluscos, revelando as diferentes cores e formas, a função da membrana em calcário para algumas espécies, entre outras coisas. O intuito é alertar da importância desses animais para o meio ambiente e como o visitante pode ajudar na preservação da espécie. Os modelos em exposição são do acervo do Museu de Zoologia da USP e de colecionadores brasileiros, e pela primeira vez estão em exposição no Rio de Janeiro.
Serviço
Energia Nuclear
A partir de 4 de agosto
Terça a sábado: de 9h às 17h
Domingos e feriados: de 13h às 17h
Classificação livre – Entrada Franca
Visitação mediada para escolas e grupos – de terça a sexta-feira, somente com agendamento pelo telefone (21) 2671-7797 – mínimo de 15 e máximo de 52 pessoas – duração máxima: 1 hora
Imagens do Céu Ontem e Hoje
Terça a sábado: de 9h às 17h
Domingos e feriados: de 13h às 17h
Classificação livre – Entrada Franca
Visitação mediada para escolas e grupos – de terça a sexta-feira, somente com agendamento pelo telefone (21) 2671-7797 – mínimo de 15 e máximo de 52 pessoas – duração máxima: 1 hora
Moluscos: Joias da Natureza
Terça a sábado: de 9h às 17h
Domingos e feriados: de 13h às 17h
Classificação livre – Entrada Franca
—
*Para escolas e grupos (a partir de 15 integrantes)
De terça a sexta
Somente com agendamento. Contato: 2671-7797
Capacidade: 52
Duração máxima: 1 hora
Museu Ciência e Vida de Duque de Caxias inaugurou nessa semana duas exposições
Ainda este mês:
Dia 13/08/2011 –
Oficina para professores “Astronomia no bolso”
Dia 16/08/2011
inauguração da exposição ” Química no cotidiano ” – 4° andar – Agendada p/ visitas mediadas com atividades e jogos
distribuição do Kit “PH da água” para o publico em geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário