segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Mulheres de Duque de Caxias discutem conquistas e desafios

Silmara Santos, Leila Costa, Roseli Duarte e Ruth Ramos compuseram a mesa
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Duque de Caxias realizou nos dias 19 e 20 de agosto, na Unigranrio, a III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Duque de Caxias. O encontro reuniu autoridades e donas-de-casa de várias regiões que ajudaram a elaborar propostas para a conferência estadual que será realizada em outubro, no Rio. A abertura contou com a presença da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte, que representou o prefeito José Camilo Zito.
No primeiro dia, mais de 200 mulheres assistiram a palestra da juíza Adriana Ramos de Mello, que falou sobre os “Direitos da mulher: o judiciário e o histórico da sua construção”. A magistrada que trabalhou em Duque de Caxias durante cinco anos, destacou o as ações desenvolvidas em Duque de Caxias em favor das mulheres vítimas de violência e a Lei Maria da Penha, criada em agosto de 2006.

O auditório da Unigranrio doi ocupado por mais de 200 mulheres
A lei 11.340 homenageia Maria da Penha Maia Fernandes, espancada de forma brutal e violenta diariamente pelo marido durante seis anos de casamento. Ela ficou paraplégica numa tentativa de homicídio e, na segunda, tomou coragem e denunciou o marido que foi condenado depois e ficou preso apenas dois anos em regime fechado. A juíza é presidente do Fórum Permanente de Violência Domèstica, Familiar e de Gênero da Escola de Magistratura do Estado, e do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Rio de Janeiro.
No sábado, 20 de agosto, as mulheres participaram das mesas que discutiram os temas “Políticas Públicas para mulheres e o papel do Conselho da Mulher”, com palestras de Ebe Campinha, doutora em Serviço Social e de Luciene Medeiros, doutoranda em Serviço Social e professora da PUC/RJ; “O Departamento de Direitos da Mulher”, com palestra de Terezinha de Oliveira Fernandes, diretora do Departamento de Direitos da Mulher de Duque de Caxias; e “A Saúde da Mulher no município de Duque de Caxias”, abordado pela médica Leonora Góes Lima Santas, da Secretaria de Saúde de Duque de Caxias.

Adriana Ramos destacou a Lei Maria da Penha na palestra
Foram realizadas oficinas sobre Trabalho e geração de renda, de educação e cultura, de violência e saúde para mulheres do meio rural e urbano e de garantias de direitos e participação políticas nas duas regiões. Também foram eleitas delgadas para conferência estadual.
A abertura da conferência contou com a presença de autoridades e lideranças femininas. Entre elas, Leila Costa, presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Duque de Caxias; Silmara Santos, da Comissão Organizadora da III Conferência estadual; Ruth Alves Ramos, representante do Fórum de Mulheres de Duque de Caxias.

A conferência dos Direitos da Mulher ocorreu nos dias 19 e 20 de agosto


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Paulo Martins

Nenhum comentário: