Foto: Primeira imagem próxima do asteroide Vesta. (NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA)
Por Irene Klotz
Terça, 9 de agosto de 2011
Recentemente, a NASA apresentou a primeira foto em close-up do asteroide Vesta, o segundo maior corpo celeste do cinturão de asteróides localizado entre Marte e Júpiter, o novo lar da sonda espacial Dawn.
A sonda Dawn passou a orbitar o Vesta em 16 de julho para um estudo de um ano de duração sobre um objetos mais antigos do sistema solar, segundo os cientistas.
"Acreditamos que o asteroide remonte aos primeiros 5 milhões de anos da formação do Sistema Solar, ocorrida há 4,65 bilhões de anos”, declarou o cientista-chefe do projeto, Chris Russell, da Universidade da Califórnia em Los Angeles.
As primeiras imagens, registradas a uma distância aproximada de 5.150 quilômetros, revelaram várias características geológicas inesperadas, incluindo ranhuras na superfície e crateras alinhadas com jatos de fragmentos brancos e pretos.
"Nunca vi nada do tipo”, contou Russell ao repórteres. "Não se trata de um corpo uniforme; coisas diferentes estavam acontecendo em diferentes regiões da superfície. Para mim, isso indica que seu interior era muito ativo”.
Mais informações devem surgir à medida que a Dawn inclinar sua órbita, aproximando-se ainda mais do corpo celeste. Depois de um ano, a sondamovida a íons irá se afastar do Vesta para visitar o rei do cinturão deasteroides, o planeta-anão Ceres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário