quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Tamanho da fonte:

Quinta-feira, 18 de agosto de 2011 às 12:40

Ministro afirma que em pouco tempo aeroportos terão grandes melhorias

Ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, foi entrevistado no programa Bom Dia Ministro. Foto: Elza Fiúza/ABr

bom dia, MinistroAo comentar o aperfeiçoamento da gestão aeroportuária, a ampliação nos investimentos e o modelo de concessão de aeroportos, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, afirmou que em pouco tempo os brasileiros já perceberão melhoria nos aeroportos. Wagner Bittencourt conversou com âncoras de rádio nesta quinta-feira (18/8), durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

O ministro defendeu o processo de licitação de aeroportos e disse que o novo modelo de gestão – que possibilita concessões dos aeroportos de Brasília (BSB), São Paulo-Guarulhos (GRU) e Viracopos-Campinas (VCP) à iniciativa privada – será benéfico ao país. Ele disse, ainda, que as licitações não estão sendo feitas de maneira apressada e que a modelagem que vai ser feita levará em consideração todos os aspectos, públicos e privados.

“Durante esse processo nós conversamos muito com potenciais investidores que nos procuram para tirar suas dúvidas, dar suas sugestões. Na verdade, é um processo todo muito interativo, no sentido de você construir um edital de concessão que seja equilibrado (…), posso garantir a vocês que todos eles [os entes privados] estão muito empolgados para afazer esse investimento e para participar do leilão de concessão”, reforçou.

De acordo com o modelo definido, as concessões serão feitas por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPE), a serem constituídas por investidores privados, com participação de até 49% da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A SPE, que será uma empresa privada, ficará responsável por novas construções e pela gestão desses aeroportos. Como acionista relevante das SPEs, a Infraero participará das principais decisões da companhia. O leilão deve ocorrer no dia 22 de dezembro deste ano.

Wagner Bittencourt comentou que a Infraero, além de participar da operação dos aeroportos com até 49% do controle acionário, coordenará as Autoridades Aeroportuárias, criadas por decreto nesta semana. Na opinião do ministro, não há incompatibilidade no papel duplo que Infraero exercerá, uma vez que é o “ente público que tem mais proximidade e conhecimento sobre aeroportos”.

Questionado se os aeroportos estarão em condições de atender com qualidade os turistas e brasileiros que vierem para a Copa do Mundo 2014, Wagner Bittencourt informou que o governo tem uma grande preocupação em atender não só a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas principalmente os usuários no dia a dia. “Vocês podem ter certeza de que todos nós que gostamos de futebol não teremos problemas durante a Copa do Mundo”, afirmou.

Nenhum comentário: