terça-feira, 24 de maio de 2016

Bill Cosby: juíza determina que ator vai a julgamento por abuso sexual

Bill Cosby chega nesta terça-feira (24) ao Tribunal do Condado de Montgomery, na Pensilvânia, para audições preliminares (Foto: AP Photo/Matt Rourke, Pool)Bill Cosby chega nesta terça-feira (24) ao Tribunal do Condado de Montgomery, na Pensilvânia, para audições preliminares (Foto: AP Photo/Matt Rourke/Pool)
O astro da TV americana Bill Cosby vai a julgamento por um caso de abuso sexual ocorrido em 2004, determinou nesta terça-feira (24) a juíza do Condado de Montgomery, na Pensilvânia,Estados Unidos. A informação é da agência de notícias Associated Presse.
A decisão aconteceu após uma audiência preliminar, com a presença de Cosby, pelo único caso de agressão sexual em andamento da série de acusações contra ele, a maioria ocorridas há décadas.
Denúncias Nesta terça, a juíza Elizabeth McHugh determinou que há elementos suficientes apresentados pela promotoria para seguir com o processo. A apresentação da acusação foi marcada para 20 de junho. Cosby poderá entrar com apelação.
Denunciado por dezenas de mulheres, o humorista de 78 anos foi acusado, em 30 de dezembro de 2015, de agressão sexual agravada por fatos que remontam ao início de 2004 envolvendo Andrea Constand, uma ex-funcionária da Universidade de Temple, na Pensilvânia.
Cosby chegou ao tribunal de Montgomery pouco antes das 09h30 locais (10h30 de Brasília). Na audiência desta terça, o procurador do condado de Montgomery, Kevin Steele, deveria convencer a juíza Elizabeth McHugh de que havia elementos suficientes para levar o julgamento adiante.
Após falar sobre sua decisão, a juíza afirmou: "Sr. Cosby, boa sorte". O humorista repondeu: "Obrigado". De acordo com a AP, Cosby levantou-se rapidamente depois de receber a decisão e não demonstrou surpresa. Em seguida, ele abraçou um de seus advogados.
A audência não envolveu acareação entre o acusado e Andrea Constand, que não esteve no tribunal. A juíza determinou que ela não teria de testemunhar. Em vez disso, os promotores apresentaram declarações que Andrea havia dado à polícia em 2005.
Cosby tentou acordo financeiro
Depois de ter sido denunciado pela jovem Constand em uma instância civil poucos meses após o ocorrido, Cosby se pronunciou antes de alcançar um acordo financeiro em 2005. O procurador se apoiou nos trechos desta velha audiência verbal para acusar Bill Cosby.
Segundo os advogados do ator, o procurador violou o compromisso que havia assumido no fim de 2005 de não processar o ator se ele aceitasse depor.
Se for declarado culpado, Cosby pode ser condenado a dez anos de prisão e a uma multa de US$ 25 mil.
Cosby, que foi uma das figuras mais populares da TV de seu país, sempre rejeitou as acusações feitas contra ele.
Muitas destas denúncias não podem ser levadas à justiça porque prescreveram. O caso aceito pelo Ministério Público ocorreu dentro do limite de 12 anos definido pela lei.

Nenhum comentário: