Usuário do Google+ pode enviar e-mail sem ter endereço do destinatário.
Função deveria ser 'opcional para entrar', dizem defensores de privacidade.
Um novo recurso do Gmail fará com que alguns usuários recebam mensagens de pessoas com as quais eles não compartilharam seus endereços de e-mail, o que gerou preocupação entre alguns defensores de privacidade.
Anunciada pelo Google na quinta-feira (9), a mudança permite que um usuário da rede social Google+ envie uma mensagem para qualquer pessoa que tenha uma conta no Gmail mesmo sem saber o endereço do destinatário.
O Google diz que o novo recurso tornará a comunicação com amigos (e desconhecidos) mais fácil para pessoas que usam ambos os serviços. A companhia afirma também que quem não desejar receber e-mails de estranhos pelo Google+ pode alterar suas configurações para receber mensagens apenas de pessoas que pertençam às suas redes, a de amigos ou de nenhum dos dois casos.
Alguns defensores de privacidade afirmam que o novo recurso do Google deveria ser "opcional para entrar", ou seja, que os usuários deveriam concordar explicitamente com o recebimento de mensagens de outros usuários do Google+ ao invés de se exigir que eles mudem manualmente a configuração.
O Google tem tentado cada vez mais integrar o Google+, sua rede social que existe há dois anos e meio e tem 540 milhões de usuários ativos, com seus outros serviços. Ao se registrarem no Gmail, os usuários agora recebem automaticamente uma conta no Google+.
Nenhum comentário:
Postar um comentário