A Agencia de Exploração AeroEspacial do Japão (JAXA) informou que perdeu comunicação com satélite Hitomi no dia 26 de março e desde então vem trabalhando para descobrir qual a situação real do satélite.
Logo após perderem comunicação, foram ainda detectados detritos ao redor da sonda. Não se sabe se estes detritos foram ocasionados por uma colisão com outros objetos (meteoritos ou lixo especial) ou se houve alguma falha mecânica do próprio equipamento.
A JAXA está observando os detritos usando radares e telescópios em terra e tentando restabelecer comunicação com o Hitomi.
Enquanto isso, astrônomos amadores observaram "flashes" do satélite no último dia 27, num período de 5 a 10 segundos, o que poderia sugerir que ele estaria "girando" sem controle.
A JAXA continua investigando a anomalia, mas não quer especular sobre a causa do mau funcionamento. O Hitomi custou cerca de US$ 273 milhões e seria usado para estudar ondas de energia do raio-X ao raio gama, buracos negros, estrelas de nêutrons e aglomerados de galáxias.
http://www.painelglobal.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário