» Por Julia de Brito
Vinculados ao Degase, todos os 17 Criaads vão receber investimentos em modernização até o fim de 2013
Até o fim de 2013, todos os 17 Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaads), vinculados ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), vão receber investimentos em modernização. As unidades espalhadas pelo Estado do Rio, que atendem adolescentes em regime semi-aberto, terão a mesma identidade visual e estrutural para garantir mais conforto e dignidade aos menores em conflito com a lei. Mobiliário novo, pintura e pisos repaginados, ar-condicionado em todas as acomodações, além de jardim e quadra poliesportiva serão responsáveis por levar mais autoestima a profissionais e jovens que cumprem pena nos espaços.
Nesta quarta-feira (7/12), o Governo do Estado inaugurou as obras de reforma do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Niterói. O espaço, que foi todo remodelado com recursos no valor de R$ 1.490.308,2, ganhou quatro alojamentos, salas de informática, de leitura, de multimídia e multimeios, além de uma quadra poliesportiva para atividades recreativas.
Na mesma solenidade também foram entregues 17 veículos, um para cada unidade do Degase. Esta é a segunda entrega de carros realizada para atender a demanda dos centros. Desta vez, cinco automóveis foram doados pelo governo federal, e os demais foram comprados pelo Governo do Estado.
- Fico muito feliz de vir aqui e poder proporcionar novas instalações com conforto e dignidade. Cabe ao Estado gerar a oportunidade. O nosso compromisso é cada vez mais ofertar de maneira regional os espaços do Degase com opções de atividades físicas e socioeducativas. Queremos entregar até 2014 todo o sistema do Degase com novas instalações – ressaltou o governador Sérgio Cabral.
De acordo com o diretor do Degase, Alexandre Azevedo, cinco Criaads revitalizados já foram entregues e mais cinco serão inaugurados em 2012. No ano que vem, outras cinco unidades passarão por reforma e duas terão obras iniciadas em 2013.
- O Governo do Estado está realizando um alinhamento estrutural das unidades, estamos fazendo reformas gerais e adequando todos os aparelhos de semiliberdade. E este aqui é só mais um fruto deste grande alinhamento. Estamos muito felizes – disse Azevedo.
Queda na reincidência de adolescentes
Presente à cerimônia de inauguração, a primeira-dama do Estado e presidente de honra da Obra Social do Rio de Janeiro – RIOSOLIDARIO, Adriana Ancelmo Cabral, destacou a importância do trabalho feito pelo Degase, lembrando que o atendimento digno dado a meninos e meninas contribui para a diminuição da reincidência de adolescentes em situações de conflito com a lei.
- Temos acompanhado que hoje a reincidência é muito menor. Temos visto que, de fato, as vidas destes adolescentes vêm se modificando. A inauguração de um local como este mostra que realmente estamos evoluindo - afirmou Adriana.
O RIOSOLIDARIO integra a lista de parceiros do departamento. As quatro novas salas (multimídia, multimeios, informática e de leitura) foram criadas com o apoio da Obra Social.
Satisfação de profissionais e semi-internos
Para a diretora do Criaad de Niterói, Aníria Bastos Dezedias, o novo ambiente de trabalho eleva a autoestima de funcionários e dos próprios adolescentes.
- A gente percebe que na nossa dinâmica tudo muda, o humor muda, a satisfação é maior, as relações profissionais se transformam. O funcionário passa a se sentir valorizado com uma estrutura como esta. E os adolescentes e familiares também – comemorou.
O Criaad de Niterói tem capacidade para atender 32 menores. Atualmente, apenas 15 são atendidos pela unidade, que conta com 42 profissionais entre educadores, socioeducadores, assistentes sociais, pedagogos, musicoterapeutas, psicólogos, além da parte de apoio administrativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário