RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - A Prefeitura divulgou, nesta terça-feira (20), um panorama dos casos de dengue registrados no estado. Segundo informações do boletim, do começo do ano até o último sábado (17), mais de 75 mil casos foram notificados no município.
Pelo menos 51 pessoas morreram neste ano por causa da doença. Desde agosto, o município do Rio está em estado de alerta para uma possível epidemia de dengue neste verão.
O município de Niterói foi o que registrou o maior número de casos. No mês de novembro, a Coordenação de Vigilância em Saúde informou que cerca de 5 mil casos suspeitos foram notificados na região.
No início de dezembro, o Ministério da Saúde criou um mapa onde é possível visualizar as regiões que têm mais infestações no estado. Entre os municípios que correm alto risco de sofrer uma epidemia estão: Itaboraí, na Região Metropolitana, e São Fidélis, no Norte Fluminense. Outros 31 municípios do estado estão em estado de alerta por causa do risco de epidemia.
Há três meses, o prefeito Eduardo Paes se comprometeu a realizar ações para combater a Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.
“Nós vamos ter a maior epidemia de dengue da história dessa cidade, ao longo do próximo verão. Portanto há saída, há luz no fim do túnel e ações podem ser tomadas e estamos aqui”, disse.
O que mais preocupa as autoridades de saúde é a volta da dengue do tipo 1, que atinge a maior parte da população, além da dengue do tipo 4, que também já foi registrada no estado.
Para evitar a proliferação do mosquito, a Prefeitura tem promovido diversos mutirões em vários pontos da cidade. Além disso, certas medidas podem ser adotadas em casa, como tirar a água dos vasos de plantas e vedar a caixa d´água, por exemplo.
Leia mais sobre esse assunto em http://oreporter.com/detalhes.php?id=67419#ixzz1hBQ72G3h
©2009 - 2011. Todos os direitos reservados a O Repórter.com Ltda Me. Reprodução de conteúdo proibida sem autorização escrita dos editores do portal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário