sábado, 31 de dezembro de 2011

G1 - Rio de Janeiro entra em estágio de atenção - notícias em Rio de Janeiro

Instabilidade atmosférica deve provocar pancadas de chuva de madrugada.

Primeiro dia de 2012 será de tempo nublado com previsão de trovoadas.

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 21h20 deste sábado (31), de acordo com informações do Centro de Operações da prefeitura. "Núcleos de instabilidade atmosférica na maior parte da Região Sudeste devem provocar pancadas de chuva no Rio, durante no período da noite e madrugada".

O Centro de Operações Rio acrescenta que o estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

A chuva pode não aparecer na hora da virada do ano no Rio de Janeiro, mas o primeiro dia de 2012 tem previsão até de trovoadas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o domingo (1º) será de tempo nublado, passando a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. Na capital, a temperatura deve variar entre mínima de 19ºC e máxima de 30ºC.

"O tempo vai continuar instável. Esse aquecimento que deu hoje é até um pouco perigoso. Mas como a hora da virada não é um perído muito comprido, a maior probabilidade é que não esteja chovendo. Mas eu não afasto a possibilidade de ocorrer alguma chuva de caráter isolado na cidade do Rio na hora da virada", disse o meteorologista Lúcio de Souza.

Alerta de chuva moderada a forte
O Inmet divulgou um alerta informando que as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte bem como de acumulados significativos de chuva em todo o estado do Rio de Janeiro, devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em toda Região Sudeste do Brasil.

"Destacamos as Regiões do Norte e Noroeste Fluminense, áreas de divisa com Minas Gerais, Médio Paraíba e Região Serrana como aquelas que devem registrar os maiores valores de chuva acumulada", diz o alerta.

De acordo com o meteorologista Lúcio de Souza, esse tempo mais "severo" deve se estender até segunda (2) ou terça-feira (3). "Temos uma grande probabilidade de ter uma tempestade severa, principalmente nas áreas de divisa com Minas Gerais. Aí não dá para excluir a Região Serrana, o Noroeste do estado, o Vale do Paraíba", afirmou o meteorologista. "Todo o estado deve ter um começo de ano bem severo, por conta da zona de convergência".

Nesta sexta-feira (31), último dia de 2011, os termômetros na capital fluminense registraram temperatura máxima de 31ºC, em Realengo, na Zona Oeste. Já a mínima foi registrada no Alto da Boa Vista: 18,9ºC.


Nenhum comentário: