Ação vai contar com apoio de 40 profissionais, entre agentes de saúde e voluntários
Sérgio Vieira / R7
Agentes inspecionarão ruas e imóveis da região, eliminando os depósitos que possam proliferar larvas do mosquito da dengue
A comunidade da Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro, recebe neste sábado (17) o projeto Ação nos Bairros Contra a Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, das 9h às 17h.
A força tarefa tem o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor e promover atividades de prevenção da doença. A ação conta com o apoio de 40 profissionais, entre agentes de saúde e voluntários.
Segundo a secretaria, a previsão é vistoriar 700 imóveis. Os agentes inspecionarão ruas e imóveis da região, eliminando os depósitos que possam proliferar larvas do mosquito da dengue, como garrafas PET e pneus velhos. Também serão montadas tendas, onde os moradores receberão orientações sobre o combate à doença.
A comunidade já havia recebido o projeto logo após a ocupação, em novembro. Na época, os agentes de saúde e voluntários visitaram 2.486 imóveis. Foram tratados 408 possíveis criadouros do mosquito e eliminados outros 65 depósitos.
Alto risco de epidemia
Na última quarta-feira (14), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, contestou a informação do Ministério da Saúde que colocou a cidade em situação de alerta por causa da dengue. Para ele, a classificação correta seria de alto risco de epidemia.
- Eu quero de novo mudar essa classificação. A cidade está em alto risco de epidemia e é natural que os números sejam melhores nos meses de novembro e dezembro. É neste momento que a gente quer chamar atenção, porque é neste momento que as pessoas relaxam.
Ao todo, em 2011, foram registrados74.232 casos de dengue na cidade. Cinquenta e uma pessoas morreram. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a prevalência maior é dos vírus tipo 1, com 70% dos registros, e tipo 2, com 30%. As informações foram anunciadas no lançamento do Boletim Semanal da Dengue, que vai ser divulgado toda terça-feira com o número de casos da doença.
Ainda como estratégia para combater a dengue, a Prefeitura do Rio informou que vai colocar em funcionamento a partir do dia 20 de dezembro os carros fumacê. No entanto, o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, advertiu que a fumaça só mata mosquitos e que as principais ações de combate à dengue devem estar relacionadas às larvas, para eliminar os criadouros do Aedes Aegypt.
Outra medida anunciada foi a abertura de Pólos de Atendimento aos doentes. Ao todo, 20 já estão funcionando e outros dez, que vão receber pacientes 24 horas, serão abertos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário