Vacina contra a dengue será testada a partir do mês de outubro
Foto: ÁLVARO REZENDE/ARQUIVO |
'Vamos analisar todos os casos de febre e ter os diganósticos', diz Rivaldo Venâncio |
A Prefeitura de Campo Grande e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) iniciaram acompanhamento do estado de saúde de 150 crianças de Campo Grande para identificar sintomas da dengue ou outras doenças no período de um ano. A pesquisa precede os testes da vacina contra a dengue, previstos para iniciar em outubro e com duração de quatro anos.
Um médico fará acompanhamento das 150 crianças – que têm de 9 a 16 anos – durante um ano. No caso de elas apresentarem febre por pelo menos dois dias consecutivos terão de passar por exames clínicos. "O foco é saber se as crianças estão tendo dengue em outros períodos, além dos meses mais críticos, e também diagnosticar outras doenças em que as crianças tenham febre", disse Márcia Dal Fabbro, diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
O médico infectologista Rivaldo Venâncio, doutor em Medicina Tropical e que integra o grupo responsável pela pesquisa, disse que o objetivo é identificar as doenças que causam febre na população. "Muitas vezes, não fica confirmado que a pessoa teve dengue e temos apenas os casos notificados. Precisamos então saber que outro tipo de patologia essa pessoa teve", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário