Para jogar sepaktakraw, a pessoa realmente precisa ser ninja: o esporte mistura elementos das artes marciais com futebol e vôlei. O resultado é um jogo fantástico, divertido de assistir e que requer muita habilidade para praticar.
O sepaktakraw foi inventado há mais de 500 anos na Malásia, e muitos acreditam que ele foi inspirado no jogo chinês “Cuju”, o precursor do futebol. No Brasil, o jogo é recente, mas já existe uma seleção brasileira, que tem obtido resultados positivos pelo mundo todo.
O sepaktakraw é parecido com o badminton (uma espécie de jogo de peteca), com duas equipes compostas por três jogadores cada. O objetivo é que a bola toque o chão do campo adversário, como no vôlei. A diferença é que os jogadores não podem usar as mãos para isso: só as pernas e a cabeça. E aí que entra o lado inesperado do esporte, já que os jogadores chegam a voar em inesperadas acrobacias para conseguirem atingir a bola.
Um jogo de sepaktakraw tem dois sets e ganha a equipe que chegar a 21 pontos antes (a menos que a outro time tenha 20 pontos, pois é necessária uma diferença de dois pontos para vencer). Se cada equipe vencer um set, se inicia uma nova rodada valendo 14 pontos.
Como você deve estar imaginando, o sepaktakraw não é o esporte mais fácil de praticar, principalmente se você estiver enfrentando jogadores experientes em artes marciais. Alguns dos movimentos básicos, há pontapés, cabeçadas e chutes em alturas assombrosas. Bem, para quem não quer se arriscar, o jogo é agradável, mesmo na plateia.[OddityCentral]
Nenhum comentário:
Postar um comentário