sábado, 13 de fevereiro de 2016

Mais de 350 cidades fazem ação contra o Aedes aegypti

A mobilização nacional contra o Aedes aegypti acontece neste sábado (13) em 353 municípios do país. O mosquito, encontrado em todos os estados do Brasil, é o responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por isso os altos índices de infestação nas cidades brasileiras constituem uma ameaça importante à saúde pública
Para participar da campanha, a presidente Dilma Rousseff viajou para o Rio de Janeiro,e pelo menos 28 dos 31 ministros estiveram em capitais e grandes cidades. O objetivo do evento é alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito. Mais de 3 milhões de residências serão inspecionadas por agentes de combate a endemias e de saúde em todo o país.
Dengue, zika e chikungunya
Só este ano, até o dia 23 de janeiro, foram notificados 73.872 casos de dengue no país. No mesmo período no ano passado, foram 49.857 casos, aumento de 48%. A situação é ainda mais preocupante quando se leva em conta que 2015 já foi recordista em casos de dengue: 1,6 milhão de casos no ano todo, maior número desde que começaram os registros, em 1990.
O vírus da zika, que passou a ter transmissão local no Brasil em abril de 2015, já existe em 22 unidades da federação. A preocupação maior, no caso desse vírus, é a associação provável com o aumento de casos de microcefalia no país. Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira, já existem 5.079 notificações de suspeita de microcefalia no país.
Dilma durante visita a comunidade no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Moraes/ Reuters)Dilma durante visita a comunidade no Rio de
Janeiro (Foto: Ricardo Moraes/ Reuters)
Já a febre chikungunya, que também chegou recentemente ao país, já teve casos em 12 unidades da federação e, em 2015, teve 20.662 casos notificados.
Dilma e Temer na campanha
Usando uma camiseta e um boné brancos da campanha, cujo lema é "Zika Zero", a presidente percorreu ruas da comunidade Zeppelin, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ela cumprimentou moradores e visitou casas, acompanhada do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), do prefeito Eduardo Paes (PMDB) e de agentes de saúde. Diante de uma das casas, Dilma aplicou larvicida em bueiros, ralos e locais que são potenciais criadouros do Aedes.
Vice-presidente Michel Temer participou de ação contra o Aedes aegypti em Curitiba (Foto: Reprodução/RPC)Vice-presidente Michel Temer participou de ação
em Curitiba (Foto: Reprodução/RPC)
Ela ainda afirmou que os casos de contaminação pelo vírus da zika não comprometem a realização das Olimpíadasno país, em agosto.
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) também participou da campanha. Ele esteve em Curitiba e ressaltou a necessidade de toda a sociedade brasileira se engajar no combate ao mosquito.
"Embora não haja uma tragédia à vista, há uma preocupação muito grande. Mas ele pode significar uma mudança nos hábitos do nosso país. Nós temos que preservar o saneamento também não jogando pneu na rua, coisas nos rios, no lagos", disse.
Veja como foram os mutirões nos estados:
Ministro visita terreno em dia de ação contra o mosquito Aedes Aegypti em Maceió (Foto: Lucas Leite/G1)Ministro Edinho Silva visita terreno em dia de ação contra o mosquito Aedes Aegypti em Maceió (Foto: Lucas Leite/G1)
ALAGOAS
Edinho Silva, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, participou de uma visita a terrenos que oferecem riscos de proliferação do mosquito em Maceió. Em um dos locais, havia uma piscina com água parada. A sugestão apresentada pelas autoridades foi a de aterrar a piscina e notificar o proprietário.
No segundo terreno visitado também havia uma piscina com água parada. Neste local, Silva jogou uma pastilha de cloro ativo para matar possíveis ovos do mosquito. "Visitamos três áreas, duas com criadouros em potencial, e um terceiro [terreno] que é criadouro. Os agentes da saúde acharam casca das larvas, portanto os mosquitos já foram criados e devem estar voando por aí", falou Silva.

AMAPÁ
o presidente da Infraero, Gustavo Vale, fez uma caminhada pelas ruas do Centro de Macapá, neste sábado, durante as ações de combate ao Aedes aegypti. "Devemos conscientizar os nossos usuários e moradores do entorno dos aeroportos, porque muitos deles têm comunidades carentes ao redor, que combater a larva do mosquito é a melhor forma de enfrentar o Aedes", disse Vale.

 CEARÁ
O ministro da Justiça, Carlos Cardozo, participou de ações de combate ao Aedes aegypti em Fortaleza, distribuindo panfletos com dicas de prevenção à proliferação do mosquito na Praça do Ferreira, no Centro da cidade. O ministro afirmou que a população e poderes públicos precisam se unir para "derrotar o inimigo comum".
Já o ministro da Controladoria-Geral da União, Carlos Higino, visitou escolas públicas na cidade de Crato, no interior do Ceará, na companhia de militares das Forças Armadas e agentes de endemia. O município registrou mais de dois mil casos de dengue e uma morte em consequência da doença em 2015. "É preciso fazer uma vigilância constante. O combate ao Aedes é como faxina: tem que ser cotidiano, é preciso fazer toda semana", disse Higino.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa de ação do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti, na sede da Administração Regional de Brazlândia (DF), na manhã deste sábado (13). O mosquito é o transmissor da dengue, chi (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa de ação do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti, na sede da Administração Regional de Brazlândia (DF), na manhã deste sábado (13). O mosquito é o transmissor da dengue (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)
DISTRITO FEDERAL
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, vistoriou residências com possíveis focos de larvas do Aedes aegypti em Brazlândia, no Distrito Federal. A região concentra mais de 30% dos casos de dengue no DF. Ele ainda destacou a importância do combate aos criadouros do mosquito e disse que os casos da doença não devem atrapalhar os Jogos Olimípicos do Rio, no meio do ano.

ESPÍRITO SANTO
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, esteve em Vitória para participar das ações do Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti. Ele inspecionou casas e cumprimentou uma moradora que mantinha o quintal limpo e sem criadouros para o mosquito.

GOIÁS
Em Goiânia, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, falou sobre a importância daparticipação popular no combate ao mosquito transmissor da febre chikungunya e dos vírus da dengue e zika. “A mobilização deve ser cotidiana, este dia de hoje representa um reforço de ações do poder público, mas cada um deve continuar fazendo a sua parte, juntos a gente consegue vencer o mosquito”, afirmou.

MARANHÃO
O Ministro Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, participou das ações de combate ao Aedes em São Luís. No evento, ele ressaltou como a incidência do mosquito se tornou uma preocupação mundial.

MATO GROSSO
Na campanha contra o Aedes aegypti em Cuiabá, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, entrou na casa de uma moradora do Bairro Dom Aquino, que tem os maiores índices de infestação do mosquito. No quintal da residência, ele encontrou uma poça d'água no local onde a moradora costuma lavar roupas e a questionou se ela sabia dos cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do mosquito. Ela disse que se preocupa em limpar o lixo do quintal e não deixar água suja parada.

MATO GROSSO DO SUL
O ministro do Esporte, George Hilton, afirmou em Campo Grande que a prevenção é o melhor remédio para evitar custos. Hilton foi presenteado com uma muda de crotalária, uma planta que atrairia uma libélula que é predadora do mosquito. “Se cada um fizer o seu dever, principalmente dentro de casa, pois dois terços desses criadouros estão dentro dos lares, nós vencemos essa guerra. Então, é importante que você faça sua parte e o seu vizinho também”, declarou.

MINAS GERAIS
ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, visitou casas em Belo Horizonte. Em um dos imóveis, havia um homem que contou estar com dengue. A mulher dele também disse já ter contraído a doença.
"Esse é um desafio para toda a população brasileira, para o governo. Essa é uma questão de interesse nacional que une todos os governos, que une todas as esferas de atuação do estado brasileiro", afirmou o ministro. Ele salientou que, se todos os cidadãos dedicarem cinco minutos todos os dias para combater os focos do mosquito, a ação terá mais eficácia.

 PARÁ
O ministro do planejamento, Valdir Simão,afirmou neste sábado (13) que não  faltarão recursos para combater as doenças transportadas pelo mosquito. Ele participou das ações de combate ao Aedes aegypti em Belém. "Vamos trabalhar isto de uma forma serena, constante, consciente de que está é uma emergência em saúde", afirmou.

PARAÍBA
Em João Pessoa, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Lyra Alves, participou de uma ação na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, o mais populoso da capital paraibana.

Ministra do Desenvolimento Social, Tereza Campello visita residências no Recife (Foto: Katherine Coutinho/G1)Ministra do Desenvolimento Social, Tereza Campello, visita residências no Recife (Foto: Katherine Coutinho/G1)
PERNAMBUCO
A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, conversou com moradores do Recife sobre a importância do combate ao mosquito. Eles relataram à ministra casos de dengue e chikungunya na família.  “Temos uma dedicação especial a Pernambuco porque temos um número de casos importantes. Já estamos com processo de compra de repelentes para as gestantes, grávidas, que tenham ido iniciar o seu pré-natal”, afirmou.

PIAUÍ
A Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, distribuiu panfletos e falou sobre o combate ao mosquito em Teresina.

Ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, participa de dia de combate ao Aedes no Piauí (Foto: Fernando Brito/G1)Ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, participa de dia de combate ao Aedes no Piauí (Foto: Fernando Brito/G1)
RIO GRANDE DO NORTE
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, participa da ação em Natal. No total, 4.500 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica vão às ruas orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

RONDÔNIA
O secretário Especial de Previdência Social, Carlos Gabas, visitou casas para falar sobre a importância do combate ao Aedes aegypti em Porto Velho.  Ao todo, 20 mil folhetos, cinco mil adesivos e 50 mil sacolas de lixo estão sendo distribuídas para a população. “Todos nós sabemos que grande parte dos criadouros do mosquito está dentro das casas. Então, para que nós tenhamos sucesso no combate ao mosquito, temos que acabar com os criadouros”, disse.

RORAIMA
O secretário executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge, participa da mobilização em Boa Vista. A meta é visitar 34 mil residências na capital. "Queremos chamar a responsabilidade para todos nós. Prevenindo, vamos com certeza chegar ao objetivo de eliminar o mosquito, conter a zika. Quando o país todo se une, se torna um verdadeiro time e consegue vencer", disse o secretário.

Eduardo Braga durante o lançamento da campanha (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)Eduardo Braga durante o lançamento da campanha em Porto Alegre (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)
RIO GRANDE DO SUL
O Dia Nacional de Mobilização Zika Zero em Porto Alegre contou com a participação do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga. Acompanhado do prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, e do governador do estado, José Ivo Sartori, o representante governo federal reforçou a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. “Não podemos deixar que esse mosquito nasça, um mosquito que transmite doenças”, afirmou Braga.

Miriam Belchior e Colombo se reuniram com representantes das Forças Armadas em Florianópolis (Foto: Joana Caldas/G1)Miriam Belchior e Colombo se reuniram com representantes das Forças Armadas em Florianópolis (Foto: Joana Caldas/G1)
SANTA CATARINA 
A presidente da Caixa Econômica Federal e ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior, participou da ação em Florianópolis. Ela falou sobre os três eixos de trabalho: a prevenção, a melhora do atendimento às gestantes com zika vírus e crianças com microcefalia e as pesquisas e o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus.

SÃO PAULO
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que vai pagar R$ 120 para agentes de saúde dos municípios e do estado que participarem de mutirões, aos sábados, contra o mosquito Aedes aegypti até o final de abril. Ele participou da ação nacional em Campinas, com o ministro da Defesa, Aldo Rebelo.
Governador Geraldo Alckmin e Ministro da Defesa Aldo Rebelo em Campinas (Foto: Priscilla Geremias/ G1)Governador Geraldo Alckmin (esq.) e Ministro da Defesa Aldo Rebelo (dir.) em Campinas (Foto: Priscilla Geremias/ G1)

SERGIPE
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, participou do evento em Sergipe. A cerimônia foi realizada na sede do 28° BC, no Bairro 18 do Forte, em Aracaju. O ministro ressaltou a importância da credibilidade que o Exército tem com a população..
TOCANTINS
Em Palmas, cerca de 2,5 mil homens participam da ação, entre homens do Exército, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana e servidores da prefeitura. O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, faz parte da campanha.

Nenhum comentário: